O campus de Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) recebe às 14 horas desta quinta-feira, 17, a 1ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região do Bico do Papagaio. O evento da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) visa impulsionar e potencializar as principais cadeias produtivas do Estado. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participará da programação.
Demandas e projetos
Durante o evento, as prefeituras apresentarão suas demandas e também projetos de viabilidade econômica a serem executados em parceria com o governo do Tocantins. Os projetos serão encaminhados ao Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO), que irá avaliar a concessão do repasse de aporte de recursos voltado para a área (FDE-TO), isto de acordo com critérios como sustentabilidade, geração de emprego e renda.
Projetos em andamento
Conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governo já vem trabalhando projetos para estimular as agroindústrias, o aumento da produção e fortalecimento dos negócios em todo o Estado, como é o caso da estruturação da agroindústria de beneficiamento de mandioca em Araguatins. O projeto se propõe a atender mais de 30 famílias na 1ª etapa, e possui uma demanda na região de mais 90 famílias a serem atendidas posteriormente.
Setor apícola
Também está em fase de implementação o Plano de Expansão do Setor Apícola no Estado, com o objetivo de promover o aumento na produção, com introdução de novas colmeias e adoção de boas práticas de manejo. O CDE aprovou recursos no valor de R$ 350 mil, do FDE, para elaboração do censo que irá mapear o perfil da produção de produtos apícolas, dos produtores, das propriedades e mapeamento do pasto apícola.
Setor lácteo
Outros projetos de impulsionamento da atividade econômica na região do Bico do Papagaio englobam a estruturação do setor de lácteos e da piscicultura. O projeto, que consiste em um estudo para analisar a viabilidade de implementação de um laticínio para beneficiamento de leite na região, será estruturado em Riachinho e conta com a parceria dos municípios de Ananás, Angico e Piraquê e dos produtores de leite.
Piscicultura
O governo relata já ter implementado ainda ações de estruturação da piscicultura no Estado, como elaboração do Censo da Piscicultura; instalação da Câmara Setorial da Piscicultura; liberação da criação de peixes exóticos em barramentos; e agora tem dialogado com a Federação Tocantinense dos Pescadores (Fetopesca) para paramentação dos pescadores da região, bem como, estudando a viabilidade do funcionamento de uma indústria de beneficiamento de peixes no município de Xambioá, que contará também, com peixes de criatório.
PICS
Todos esses projetos integram a fase três do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), dentro do projeto Produtos da Terra, que será apresentado pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, durante o evento. O programa prevê ações de estruturação dos distritos industriais e de fomento da atividade empresarial em todo o Tocantins, visando a descentralização da base econômica do Estado. “No fórum vamos apresentar o Pics que é um programa que estimula ações que agreguem desenvolvimento para o Estado, ao longo dos próximos 10 anos. Para isso precisamos trabalhar em parceria com os municípios, para conhecermos a potencialidade da região e realizarmos projetos que mudarão a realidade dessas localidades”, destaca o titular da SICS.