Buscando promover os atrativos turísticos do Tocantins na Holanda, a Embaixada do Brasil em Haia coordenou projeto que, de segunda-feira, 2, a 12 de abril, trará oito operadores de turismo neerlandeses para conhecer quatro marcos do turismo do Estado: Palmas, Jalapão, Cantão e Serras Gerais.
A iniciativa tem o apoio da companhia aérea KLM e de um seleto grupo de empresários tocantinenses do setor. O projeto inclui participação, de terça-feira, 3, a quarta-feira, 4, na feira de turismo WTM, em São Paulo, onde está prevista a participação do Tocantins, e, em seguida, de quinta-feira, 5, a 12, no Tocantins.
Designado pela embaixadora Regina Dunlop a acompanhar os holandeses, o adido comercial da Embaixada, Ivens Signorini, afirma que a ida dos operadores é fruto da participação do Tocantins, em janeiro passado, na feira de turismo de Utrecht (Vakantiebeurs). Está foi a primeira feira internacional que o Estado participou com estande, que esteve sob coordenação do superitendente de turismo James Possapp.
“O holandês é fissurado em ecoturismo e os destinos tocantinenses ainda não são oferecidos na Holanda. Os Parques Nacionais de Jalapão e Cantão, e o charme das Serras Gerais, juntos, têm potencial para atrair o turista holandês”, afirma o representante da embaixada brasileira na Holanda.
Tradicionalmente, o holandês viaja de férias em média três vezes ao ano: um destino de curta distância (Espanha, Turquia ou Grécia, por exemplo), outro de esporte de inverno (Áustria ou França) e um destino de longa distância tal como EUA, Tailândia ou América Latina.
O Brasil tem recebido em média 90 mil holandeses/ano e, entre os destinos mais revendidos na Holanda são Foz de Iguaçu e Pantanal. “Estamos trabalhando para colocar Tocantins nessa lista e está iniciativa é o primeiro esforço conjunto”. (Com informações da assessoria de imprensa)