O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na tarde de quinta-feira, 27, mais uma rodada do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Conforme o relatório, o Tocantins acumulou 527 novos postos de trabalho com carteira assinada em maio após registrar 11.928 admissões e 10.468 desligamentos. Com o número, o Estado chega a 256.551 empregos formais.
QUEDA NO SALDO COMPARADO A ABRIL
No mês de abril, o saldo de empregos no Tocantins foi de 1.460. De acordo com dados do novo Caged, a queda foi provocada pelos desligamentos ocorridos no grupamento agropecuária, com um total de 242. Ao lado do Rio Grande do Sul, abalado pela catástrofe das enchentes, e do Amapá, o Tocantins figurou entre os três estados com menor saldo de empregos.
CENÁRIO NACIONAL
No Brasil, o saldo foi de 131.811 postos, sendo 2.116.326 admissões e 1.984.515 desligamentos. O estoque de empregos no Brasil é de 46,6 milhões. Ao divulgar os dados, o ministro Luiz Marinho aproveitou para criticar a taxa de juros praticada pelo Banco Centra. “Se tivéssemos uma inflação descontrolada, uma insegurança, desconfiança. Não há nenhuma razão para uma desconfiança da economia brasileira, com a reserva que temos, aliás, voltando a crescer. São indicadores econômicos que dão garantia a qualquer investidor interno e externo, de garantir seus compromissos. Então, não há motivo para não continuar a reduzir os juros”, reiterou.