A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas divulgou resultado de uma pesquisa nesta quinta-feira, 25, que aponta a intenção de 77% dos palmenses de dar presentes de Natal para outras pessoas neste ano. O levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Em relação ao volume total de vendas, a Capital já vendeu 29,7% a mais entre os dias 1 e 22 de novembro, comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que o saldo de vendas natalinas gire em torno de um acréscimo de 20%.
Comércio confiante
O presidente da CDL de Palmas, Silvan Portilho, ressalta o otimismo do comércio para este fim de ano. “Estamos confiantes e acreditamos nos resultados positivos. Estes números preliminares de novembro já nos dão um norte sobre o que vem por aí: muitas vendas no comércio palmense. Agora é hora de preparar ainda mais as empresas, planejar boas ações e estratégias de vendas, como o Natalzão CDL 2021, que vem auxiliando as empresas a venderem mais”, explicou.
Perfil do comprador
Em média, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes no Natal e o ticket médio será de R$ 122,78. Com relação aos produtos, 61% pretendem comprar roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios. A pesquisa mostra que 40% pretendem comprar este ano a mesma quantidade de presentes adquiridos no ano passado, 28% pretendem comprar mais presentes e 22% menos.
Presenteados
Os números do levantamento mostram que 69% pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal. Para os que vão presentear, a pesquisa aponta que os principais presenteados serão: os filhos (62%), a mãe (45%) e o cônjuge (42%). Já entre os que não vão presentear, 26% não têm dinheiro, 19% afirmam não gostar ou não ter o costume, e 16% estão desempregados.
Pesquisa pré-compra
Com relação ao processo de compras e pesquisa de preços, o levantamento revelou que 79% pretendem fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sendo que 83% vão utilizar a internet (sobretudo os sites e aplicativos e as redes sociais). Já 68% farão pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua. As principais formas de pagamento serão: dinheiro (48%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (38%) e PIX (30%).
Preço e promoções influenciam compra
O levantamento ainda mostrou que quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretende comprar os presentes, 55% são influenciados pelo preço, 39% por ofertas e promoções, 24% pela variedade de produtos e 23% pelo atendimento. Já com relação à escolha do presente, 20% consideram as promoções e descontos, 20% o perfil do presenteado e 20% a qualidade do presente.