Com base nos dados de levantamento realizado em parceria com Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Offer Wise, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas fez uma projeção mais otimista das vendas de Dias das Mães deste ano em comparação a 2020, apesar da pandemia da Covid-19 perdurar. Projeta-se que 77% dos consumidores devem comprar presentes no dia 9 de maio.
Expectativa de melhora
Com o comércio fechado na Capital, Palmas teve em 2020 uma queda de 45% nas vendas em comparação a 2019. Por isso, a expectativa é de que em 2021 o número de vendas seja maior. Segundo a pesquisa, o comércio deve vender pelo menos 9% a mais do que no ano anterior. “Estamos bem distantes da normalidade e o comércio ainda caminha a passos lentos”, afirmou o presidente da CDL, Silvan Portilho, que lamenta o número “extremamente ruim” de ano passado.
Outros dados da pesquisa
O levantamento revelou que 69% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, principalmente no shopping center (26%) e nas lojas de rua (20%). Já 57% irão fazer compras online, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%). Na hora de escolher o local de compra dos presentes, 45% são influenciados pelo preço, 36% por promoções e descontos, 35% pela qualidade dos produtos e 29% pelo frete grátis, por isso é importante que o lojista se prepare.
Gastos de R$ 50,00 a R$ 100,00
Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes. Em relação ao valor a ser gasto, 27% pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100 sendo que, em média, os consumidores pretendem gastar R$ 197 com o presente. A pesquisa mostrou que 49% pretendem comprar roupas, calçados ou acessórios, 42% perfumes, 28% cosméticos e 21% chocolates.
No Quadrilátero
O presidente da CDL, Silvan Portilho, será o entrevistado de Quadrilátero de terça-feira, 4, quando falará sobre a campanha do Dia das Mães, os impactos da pandemia da Covid-19 e as expectativas do comércio para o pós-pandemia.