O mês de março registrou expressivo aumento no nível de confiança dos empresários do comércio de Palmas, segundo a pesquisa intitulada “Índice de Confiança do Empresário do Comércio” (ICEC), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio Tocantins. O índice geral de março cresceu cinco pontos em relação ao mês anterior, chegando a 122,3 pontos. Em relação às contratações, 69,6% dos entrevistados pretendem aumentar o número de colaboradores nos próximos meses.
A pesquisa ouviu 120 empresas, nos últimos dez dias do mês de fevereiro, ou seja, antes da cassação do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice-governadora Cláudia Lelis (PV) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trouxe um cenário de instabilidade política e também econômica, conforme líderes empresariais ouvidos pelo CT.
Dados da pesquisa
De acordo com a Fecomércio, para 88,6% dos entrevistados a expectativa para os próximos meses é que haverá melhoria na economia, semelhante ao percentual dos que acreditam na melhoria do setor, cerca de 88,1%. Já sobre a expectativa com relação à sua empresa, o total de entrevistados que dizem esperar melhorias chega a quase 93%.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, este crescimento era esperado. “Com a retomada da economia e a queda no desemprego é natural que o mercado comece novamente a se aquecer. Consequentemente, o comércio começa a reagir e isso impacta diretamente o empresário, que se sente mais confiante. A partir disso novos investimentos são feitos nas empresas, e isso se torna um ciclo, gerando mais empregos e renda”, afirmou.
Conforme a pesquisa, 55,2% irão fazer um investimento maior em suas empresas. Já sobre o estoque atual, 66,5% disseram ter estoque no nível adequado e 21,9% acima do adequado. Para acessar a pesquisa na íntegra, acesse: www.fecomercioto.com.br. (Com informações da Ascom Fecomércio Tocantins)