O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e os cooperados Geraldo Cancelier e Carlos Viebrants, discutiram na segunda-feira, 10, a precária condições das vias de escoamento da safra na região central do Tocantins, com o secretário estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra), Jairo Mariano, e com o presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro. Segundo eles, os produtores de uma das regiões que mais produzem no Estado vivem um verdadeiro drama e defenderam um esforço conjunto para que os problemas sejam minimizados.
Em Centenário
Um desses problemas é uma demanda de produtores da região de Centenário, a recuperação de aproximadamente 13 km de estrada. Nesse caso, foi proposto que a Ageto entraria com o combustível e será feito esforço para que, em conjunto com a prefeitura de Centenário, a questão do trecho seja resolvida.
Operação tapa-buracos
Ainda foi definida uma operação tapa-buracos no trecho da TO-010 no sentido a Tocantínia, o que também deve incluir o trecho de Pedro Afonso a Santa Maria. Um outro da BR-235 (Estrada da CBPO) até o distrito de Anajonópolis, município de Pedro Afonso, também deve passar por recuperação. A Ageto vai informar, em breve, quando o trabalho irá acontecer.
Melhores condições de escoamento
O secretário de Infraestrutura, Jairo Mariano, disse no encontro que ainda este ano será iniciada a obra para refazer todo o trecho de Pedro Afonso a Santa Maria e o asfaltamento de Santa Maria até Recursolândia “Vamos unir forças em uma parceria para que possamos garantir melhores condições de escoamento da safra 2021/2022, pois sabemos que o desenvolvimento da agricultura e de toda a cadeia produtiva está atrelado à infraestrutura adequada e as ações de melhoria da infraestrutura têm sido uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa”, garantiu o secretário.
CBPO até a Agrovila
Segundo a Coapa, há um compromisso da Prefeitura de Pedro Afonso, assim que a chuva der uma trégua, de fazer a recuperação do trecho da CBPO até a Agrovila Bom Tempo, na altura da ponte do Gameleira. “Esperamos, sinceramente, que os governos municipal e estadual definam como prioridades as vias de escoamento para não termos problemas de inviabilizar as estradas, o que causa prejuízos aos produtores”, afirmou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri. Ele revelou que Jairo Mariano assumiu a responsabilidade de cobrar da empresa que foi contratada a manutenção/ recuperação do trecho da CBPO.
Todos ganham
O presidente reforçou ainda que recuperação das estradas não beneficia apenas os associados da Coapa, já que dão acesso a outras propriedades de pequeno, médio e grande porte. (Com informações da Assessoria de Comunicação)