A colheita de grãos da safra 2017-2018 do Tocantins será aberta nesta quinta-feira, 15, às 10 horas, na Fazenda Bacaba, em Caseara, no oeste do Estado. A abertura será feita pelo governador Marcelo Miranda (MDB) e contará com a presença do senador Ataídes Oliveira (PSDB) e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão é de que o Tocantins ultrapasse os 4,5 milhões de toneladas, em 1,4 milhão de hectares nesta safra, com destaque para a soja, que representa 63,4% da produção total, seguida do milho, que tem área superior a 200 mil hectares e produção com mais de 882 mil toneladas. Outro destaque é o arroz com 14,4% de produção. O Estado configura como 3º maior produtor no Brasil, exportando mais de 2,3 milhões de toneladas de grãos.
Conforme dados da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), divulgados semana passada, a soja permaneceu em 2017 como o produto mais exportado pelo Estado. Do total de US$ 951 milhões de vendas para o exterior, US$ 756 milhões foram gerados de derivados da soja, o que representa 79% do volume dos principais produtos exportados.
A abertura da colheita de grãos é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); da ABC Tocantins; da Prefeitura de Caseara; da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa); do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Sistema OCB/TO; da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO); além de instituições financeiras e empresas parceiras do agronegócio no Estado.