Estudar Medicina ainda parece um sonho distante para muitos brasileiros. Isso porque garantir a graduação em uma das profissões mais bem remuneradas e de prestígio do País ainda está cercado de problemas como concorrência árdua em vestibulares e valores altos em instituições privadas. Contudo, o que muitos não sabem é que há instituições com notoriedade bem próximas do Brasil que cobram preços muito acessíveis.
Cursar Medicina no exterior agora ficou mais fácil para os brasileiros e o Paraguai é, sem dúvida, o melhor local dentre os países do Mercosul para quem deseja agregar acessibilidade e credibilidade. Tão próximo e tão acessível, a migração de brasileiros para o Paraguai se tornou nos últimos anos um fenômeno social nas instituições de ensino que oferecem Medicina.
Interessou em buscar mais informações e, quem sabe, se tornar o próximo brasileiro a aderir à Medicina? A primeira e mais importante dica é se informar se a faculdade de que deseja estudar é legalizada. Uma das melhores opções no Paraguai é a Universidad Central Del Paraguay (UCP), com sede em Cuidad del Este (2 filiais) e Pedro Juan Caballero (Matriz e filial).
A instituição de ensino conta com professores altamente capacitados em suas respectivas áreas de atuação e o curso tem uma ótima organização e uma ótima estrutura física. A universidade tem recebido muitos estudantes brasileiros, principalmente de classe média, pois o grande atrativo é o valor e a facilidade de pagamento na mensalidade, que gira em torno do equivalente a R$ 1.000,00. No Brasil, o valor do curso de medicina sai entre R$ 6.500,00 e 12.000 por mês, em média.
Outro importante diferencial de se estudar na Universidad Central del Paraguay é a possibilidade de se estudar no Paraguai e continuar a residir no Brasil, quando forem retomadas as atividades presenciais. Isso porque algumas das filiais se encontram muito próximas da fronteira de estados brasileiros, como é o caso da fronteira seca entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Alguns estudantes residem no Brasil e se deslocam nestes trajetos até mesmo a pé em poucos metros para cursar as aulas na universidade.
Além do baixo custo, a instituição dispensa vestibular para o ingresso dos estudantes. Mas calma, o fato de não haver vestibular não quer dizer que a qualidade de ensino do curso não seja boa. Muito pelo contrário, o curso tem uma ótima qualidade de ensino, e muitos alunos formados no Paraguai foram aprovados na primeira tentativa do Revalida (exame brasileiro elaborado pelo INEP para revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior).
Matricule-se
As matrículas para início das turmas no segundo semestre de 2020 já estão abertas (confira abaixo os canais de informação). As vagas são limitadas e as aulas têm início no dia 3 de agosto.
Mesmo em tempos de pandemia, por conta do novo coronavírus, não houve a necessidade dos estudantes estagnarem as atividades, pois as aulas seguem de forma online. Os professores oferecem as disciplinas na integralidade da grade acadêmica do curso com transmissões ao vivo, com todas as exigências que um curso de Medicina exige. Os alunos durante as aulas, inclusive, tiram dúvidas com interação direta por meio das aulas virtuais, chats, trabalhos práticos e muito mais.
Com quatro polos em três cidades, a UCP oferece toda a infraestrutura e condições de formação para os futuros médicos com professores/doutores capacitados e ensino de excelência que a faz ser reconhecida como uma das melhores instituições de Medicina no Paraguai.
A universidade, que opera desde o ano de 2006, é reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai (Cones), com cadastro no Registro Nacional de Ofertas Acadêmicas, Cadastro de Carreiras de Graduação e Programa de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior, o que garante a validade do diploma dos formados perante as autoridades.
Informações e solicitação de matrícula/ whatsApp +55 19 97144 5060 / Telefone +55 63 98100 5334/ e-mail: fernandoeich@hotmail.com. (Da assessoria de imprensa)