O Palácio Araguaia recebeu nesta terça-feira, 16, o lançamento da 4ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece de 14 a 18 de maio no Parque Mauro Medanha, em Palmas, tendo “Bioeconomia” como tema. O evento deste ano contará com mais de 900 expositores “Queremos que as pessoas venham para conhecer a potencialidade do nosso agronegócio. Esta é uma feira do Estado e estamos sempre empenhados em realizá-la da melhor forma possível. A Agrotins é um ambiente democrático, onde todos são bem-vindos, e vamos fazer desta feira um momento institucional, para abraçar os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na solenidade.
A feira compreende unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, comercialização de produtos regionais e comercialização de animais. O tema Bioeconomia será tratado como uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável. Essa temática corrobora com a promoção e a colaboração entre o governo e as empresas, visando fortalecer as cadeias de produção que utilizam os recursos naturais de maneira consciente. O objetivo é ampliar a participação de diversos tipos de produtores e comunidades nos arranjos econômicos relacionados à bioeconomia, mantendo o foco na sustentabilidade.
SUPERAR DESEMPENHO DE EDIÇÃO ANTERIORES
Secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café expressou a expectativa de superar os patamares das edições anteriores, com um forte compromisso com a temática da Bioeconomia. A edição de 2023 chegou a R$ 3 bilhões em movimentação financeira. “Estamos comprometidos em impulsionar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e incentivando a inovação em toda a cadeia produtiva. Acreditamos que a bioeconomia, não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental e o bem-estar social”, enfatizou.
É POSSÍVEL UNIR AGRONEGÓCIO COM SUSTENTABILIDADE
Já o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, ressaltou o empenho da pasta na realização do evento, enfatizando a importância da sustentabilidade, especialmente da temática deste ano, que aborda a bioeconomia. “É possível unir agronegócio com sustentabilidade e responsabilidade social. O Tocantins tem um potencial gigantesco para a bioeconomia e já tem muitas iniciativas em andamento. A Feira traz à tona esse tema como um todo. Nós, da Semarh, estamos imersos na bioeconomia. Este ano, teremos, pela primeira vez, um espaço totalmente dedicado à secretaria, onde apresentaremos iniciativas sustentáveis e reais que já estão em andamento na área de bioeconomia no Tocantins”, afirmou.
ESTRUTURA
Na 24ª edição da feira, os participantes encontrarão uma infraestrutura aprimorada. A área total foi expandida para 500 mil metros quadrados (m²), com mais de 200 mil m² dedicados à exposição, permitindo uma maior participação de empresas e comerciantes. Destaca-se também a ampliação do espaço para as vitrines tecnológicas de sementes de grãos. No parque, estão sendo construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio à beira do lago. A pavimentação adicional contemplará ainda mais de 28 mil m². Este investimento de R$ 23.057.019,45 é proveniente do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e será destinado à pavimentação em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros melhoramentos.