Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 serão entregues a 49.309 palmenses até o fim deste mês. A previsão foi dada pelo próprio município. Já os proprietários de lotes vagos devem procurar – em horário agendado – uma das três unidades do Resolve Palmas, localizadas em Taquaralto, Avenida JK e Shopping Capim Dourado. O contribuinte também tem a opção de imprimir os boletos no site da prefeitura ou solicitá-los por e-mail: parcelamento.sefin@palmas.to.gov.br.
Sem aumento do tributo, mas taxas tiveram reajuste pela inflação
Secretário de Finanças da Capital, Rogério Ramos explica que o tributo em si não sofreu reajustes, mas ainda haverá uma pequena diferença nos valores. “A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) – para terrenos edificados – ou Contribuição de Iluminação Pública (CIP) – para terrenos vagos é corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que está cotado em 4,31%”, adiantou.
À vista com 10% de desconto ou parcelado em 10 vezes
Rogério Ramos alerta que o contribuinte fique atento aos prazos para quitar o imposto, cujo vencimento será em 15 de março. De acordo com o calendário fiscal de Palmas, o IPTU poderá ser pago em parcela única, com 10% de desconto. “Também é possível parcelar em até dez vezes. Neste caso a primeira parcela também deverá ser quitada em 15 de março e as demais conforme o calendário já estabelecido pela Sefin.
Arrecadação
A expectativa é que o município alcance a arrecadação de R$ 50 milhões neste exercício de 2021. “É importante que o contribuinte lembre que o imposto pago retorna em forma de serviços e obras para a população. É com o recurso do IPTU que o Poder Público presta os serviços contínuos da Capital, nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, limpeza urbana, entre outras”, ressalta Rogério Ramos.
Confira o calendário de pagamento:
- Pagamento à visto ou primeira parcela: 15 de março de 2021
- Segunda parcela: 15 de abril de 2021
- Terceira parcela: 17 de maio de 2021
- Quarta parcela: 15 de junho de 2021
- Quinta parcela: 15 de julho de 2021
- Sexta parcela: 16 de agosto de 2021
- Sétima parcela: 15 de setembro de 2021
- Oitava parcela: 15 de outubro de 2021
- Nona parcela: 16 de novembro de 2021
- Décima parcela: 15 de dezembro de 2021