A 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi lançada oficialmente pelo governo estadual em solenidade na manhã desta segunda-feira, 31, no Palácio Araguaia. A programação sob o tema “Agroevolução” acontece de 13 a 17 de maio no Parque Mauro Mendanha, na zona rural de Palmas. “A Agrotins já é uma agenda esperada por todo o Tocantins, pela região Norte e pelo agronegócio brasileiro. Recebemos expositores de diversos estados, que vêm para apresentar tecnologia, inovação e tudo o que o agro precisa para avançar. Este ano, teremos um investimento ainda maior no agronegócio e, se Deus quiser, vamos bater recordes de vendas”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na cerimônia.
CUIDADOSAMENTE ESTRUTURADO
O titular da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, ressaltou que a feira é um dos pilares da evolução do agro no Tocantins. “A Agrotins chega à sua 25ª edição consolidada como um grande sucesso. Nesta edição, destacamos a AgroEvolução, mostrando como a tecnologia, os insumos e as novas práticas transformaram o agro nas últimas décadas. O evento, cuidadosamente estruturado pelo governo, trará ganhos para o estado, mas, sobretudo, para o agronegócio brasileiro”, destacou o secretário.
VOLUME DE NEGÓCIOS
Na última edição, a Agrotins registrou um volume de negócios de R$ 4,24 bilhões, representando um aumento de 44% em relação à edição de 2023. A expectativa para 2025 é superar esses números.
PARQUE REVITALIZADO
A edição também trará novidades, como a conclusão das obras de pavimentação em bloquete para reestruturação e modernização completa do espaço. A feira estará totalmente pavimentada e contará com a instalação de uma rede de energia elétrica exclusiva, realizada pelo governo em contrato com o Grupo Energisa. O investimento de R$ 1,3 milhão visa aprimorar a infraestrutura elétrica do evento.
EXPOSITORES E PÚBLICO
Para a 25ª Agrotins, são esperados aproximadamente 1,2 mil expositores e um público superior a 200 mil pessoas durante os cinco dias de evento. A Agrotins segue com foco em difundir tecnologias, fomentar negócios e impulsionar a produção agrícola do Tocantins, sempre com ênfase na sustentabilidade e na pesquisa científica. A programação inclui cursos, palestras, apresentações tecnológicas, uma área voltada para a agricultura familiar, exposições de máquinas e animais, debates e estudos com instituições de ensino e órgãos públicos, além da comercialização de veículos, produtos regionais e implementos agrícolas.