Iniciada nesta terça-feira, 14 e com programação até sábado, 18, a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) se dará nesta quarta-feira, 15, com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O evento acontece no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional. A expectativa da a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) é que edição movimente R$ 3 bilhões em negócios
ESTRUTURA
Em 2024, a Agrotins reúne aproximadamente 950 expositores nos 500 mil metros quadrados da estrutura. Para participar, produtores e empresários tiveram que realizar cadastro, por meio de sistema desenvolvido pela Companhia Imobiliária de Participações (Tocantins Parcerias), responsável pela comercialização das áreas destinadas aos expositores. “Nós trouxemos um know-how do mercado imobiliário para a Agrotins. No primeiro momento, nós fizemos todo o mapeamento e o loteamento das vias e das ruas, o que permitiu já neste ano fazer a pavimentação de toda a feira. A ideia é garantir mais conforto e acessibilidade à Feira, para assegurar que os expositores façam bons negócios”, comenta o diretor-presidente do órgão, Aleandro Lacerda.
PARCERIAS
Para fomentar experiências inovadoras e aproximar o contato da sociedade com a pesquisa científica e tecnologia, a Agrotins também irá contar com o Pavilhão Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). Também presente na Agrotins, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza o Espaço Sebrae, que será voltado para empresários tocantinenses, dos mais variados segmentos, que visitarem a feira durante os cinco dias.
ACORDO DE COOPERAÇÃO COM ANM
Entre os compromissos do governador na Agrotins está a assinatura de acordo de cooperação técnica (ACT) com o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Roger Romão Cabral, que acontece na nesta sexta-feira, 17, às 14 horas, Pavilhão da Mineração. O documento prevê o auxílio na fiscalização do aproveitamento mineral, da exploração de recursos minerais, bem como do recolhimento e arrecadação da compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM).