A Prefeitura de Palmas apresentou em solenidade na noite desta quinta-feira, 30, uma marca própria para o turismo, sendo a primeira cidade da região Norte a ter a iniciativa.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTO INTERNACIONAL DE TURISMO
Com a nova identidade, a prefeitura se prepara para levar a campanha “Quem Conhece Palmas se Apaixona” ao WTM Latin America 2023, evento internacional especializado do segmento turístico que acontece de segunda, 3, a quarta-feira, 5, em São Paulo. Estarão presentes empreendedores, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
POTENCIAIS DE PALMAS
A campanha é composta por peças publicitárias dedicadas a vender Palmas como destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, passeios, atividades de lazer e esportes no lago e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.
APROVEITAR DESTAQUE DO JALAPÃO
O presidente da Agência de Turismo, Tom Lyra, destaca que o Jalapão foi recentemente classificado pela revista “Melhores Destinos” como o quinto ponto mais visitado do Brasil e essa é uma grande oportunidade para que Palmas também se solidifique no roteiro de viagens nacionais. “Já no Tocantins, a divulgação começa nesta próxima semana também para trazer o turista que está dentro do estado ou de estados vizinhos”, frisou.
UTILIZAÇÃO DA MARCA
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ressaltou que a marca não pertence a gestão, mas trata-se de uma identidade permanente como destino turístico. “Grandes cidades como Paris, Dubai e Cancun possuem sua marca própria. É mais que identidade visual, é a marca do turismo na Capital. Estamos falando de uma identidade que agrega valor e vai ser utilizada pela rede hoteleira, bares, restaurantes, por todos os atores envolvidos no turismo na nossa cidade”, explicou.
PARCERIA COM SEBRAE
Conforme o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rogério Ramos, a partir desta parceria foi possível desenvolver várias ações junto aos empresários do trade turístico. “O turismo gera desenvolvimento econômico e quando há uma parceria como essa de estruturação e ordenamento do trade turístico, a sociedade e os empresários começam a entender que precisamos estar preparados para receber as pessoas. A marca fará o papel dela de atrair os turistas, mas é fundamental que todos os envolvidos no trade estejam capacitados na arte de receber bem”, ressalta.
EXIBIÇÃO
A campanha também será exibida em breve em aeroportos e oferecida gratuitamente a todo segmento empresarial turístico, que envolve desde pousadas, bares, restaurantes, taxistas e pequenos empreendedores interessados em reproduzir a marca em souvenirs, por exemplo. O guia de identidade visual da campanha demonstra peças em que a marca poderá ser aplicada para divulgação de Palmas como destino turístico. Há ainda vídeos institucionais que vendem Palmas como destino perfeito para amantes do sol, de aventuras na natureza, clima serrano aconchegante e também de portal de entrada para o Jalapão, entre outros atrativos.