O secretário do Turismo do Tocantins (Setur), Hercy Filho, esteve reunido na quarta-feira, 19, com o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Bruno Reis. Ações de parcerias estratégicas para fortalecer e promover os destinos turísticos da região norte no mercado internacional foi uma das principais pautas do encontro. A agenda contou também com representantes das pastas da área da região Norte.
ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS
A reunião entre os gestores de turismo também colocou em pauta um plano de trabalho para promover o turismo dos estados que fazem parte das Rotas Amazônicas Integradas (RAI) de maneira conjunta, com foco em mercados como a Índia, China, Japão, além da Europa e América Latina, para fortalecer a presença do Brasil no cenário turístico global. Outro ponto importante discutido no encontro foi o projeto para a criação de uma espécie de vitrine para divulgar experiências turísticas brasileiras de maneira segmentada, além da possibilidade de intercâmbios para capacitação e cooperação para sustentabilidade e turismo.
SOLIDIFICAR DESTINOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL
Hercy Filho avaliou que a reunião trouxe inúmeras possibilidades para que o turismo da região norte do Brasil possa se solidificar no cenário internacional. “A Amazônia é um nome que já está consolidado internacionalmente e o que nós precisamos é que as pessoas conheçam os destinos turísticos dessa região, efetivamente. E aqui, a equipe da Embratur nos proporcionou a oportunidade de trocar ideias e planejar ações para que turistas de todo o mundo possam conhecer as belezas que a nossa Amazônia possui”, destacou o secretário.
PARTICIPAÇÃO NA COMISSÃO DE TURISMO
O secretário também esteve na Comissão de Turismo, na Câmara dos Deputados, para discutir pautas importantes para o desenvolvimento do turismo do Tocantins. Entre os assuntos debatidos está a destinação de recursos para fortalecer ações promocionais, e a necessidade de ações governamentais para melhorar a infraestrutura e a conectividade entre os pontos turísticos da região norte do país. Além disso, também foram discutidos na Comissão, a importância da COP 30 para atrair visitantes e investimentos para o turismo sustentável, aproveitando a visibilidade gerada pelo evento, bem como o impulsionamento da participação dos estados da Amazônia em eventos internacionais de turismo.
AGENDA COM SEBRAE
Na agenda em Brasília, Hercy Filho ainda se reuniu com a diretoria do Sebrae, em um encontro articulado pela Embratur. O objetivo da reunião foi discutir estratégias para organizar a Região Norte e ampliar sua presença no mercado internacional. Uma das principais propostas apresentadas foi a criação de uma identidade única para a Amazônia, incluindo o desenvolvimento de uma marca oficial e um site exclusivo, reunindo informações estratégicas para promover a região globalmente.