Equipes da Secretaria do Turismo (Setur), da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) integraram missão internacional de 21 a 27 de outubro na Costa Rica. O objetivo da agenda foi conhecer as boas práticas de governanças turísticas do País, que é considerado um dos melhores casos de sucesso do mundo. O grupo esteve acompanhado do consultor e guia credenciado no governo costarriquenho, Max Vindas. “A missão foi de grande valia e oportunidade para aprimorar as nossas políticas públicas a fim de fortalecer nosso potencial voltado ao ecoturismo e turismo de base comunitária no Estado”, pontuou o titular da Setur, Hercy Filho.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E DE TURISTAS
O secretário destacou que na pauta da agenda institucional, a delegação se inteirou sobre atração de investimentos e de turistas, captação de recursos, promoção institucional, turismo de base comunitária, dentre outros aspectos que abrangem os segmentos que envolveram a missão. “Outro aspecto a ser destacado no país visitado é a formação dos guias responsáveis pela condução dos turistas, o que demonstra que para o aprimoramento do setor é necessário continuar e ampliar os investimentos que já estão sendo realizados na qualificação das pessoas que atuam no setor aqui no Tocantins”, avaliou Hercy Filho.
ROTEIROS TURÍSTICOS
Um dos destaques da visita técnica foram os locais de turismo de base comunitária. “Nesses destinos, percebemos que, mais do que belos atrativos o nosso Estado precisa construir roteiros turísticos que emocionem, agregando histórias e sentimentos aos destinos ofertados”, finalizou Hercy Filho, acrescentando que em todos os lugares visitados existiam elementos do artesanato local para comercialização, adicionando ainda mais valor às experiências.
EMBAIXADAS
Durante a programação, a delegação do Tocantins esteve na Embaixada do Brasil em San José. Recepcionada pelo ministro-conselheiro, José Armando Zema de Resende, a equipe do governo participou de reunião onde foram discutidas perspectivas de crescimento bilateral na promoção turística do Tocantins, bem como a troca de ideias sobre práticas turísticas e políticas ambientais da Costa Rica.