O Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (Naepe), vinculado ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), divulgou nesta terça-feira, 13, levantamento sobre o custo da cesta básica na Capital, que registrou queda de 2,06%, a primeira registrada em 2025. O preço em abril foi de R$ 731,20, contra os R$ 746,20 registrados em março. “A queda no preço do tomate, do arroz e do açúcar teve forte influência, mas outros alimentos também ficaram mais acessíveis, o que favorece diretamente o consumidor palmense”, avaliou por meio da assessoria o coordenador da pesquisa, o economista e professor do IFTO, Autenir Carvalho.
PRINCIPAIS REDUÇÕES
Entre os produtos com maior recuo, o tomate caiu 13,2% e o arroz, 10,9% apenas no mês de abril. O arroz, inclusive, vem registrando queda constante desde o início do ano. Outro destaque é a banana, que acumula redução de 20% desde agosto de 2024. Por outro lado, registram aumentos o café (5%), margarina (5%), pão francês (3%), leite integral (2%) e carne (1%).
ALÍVIO
Integrante da equipe técnica do Naepe, o economista Francisco Viana defendeu que o resultado tem reflexos diretos no cotidiano da população. “Essa redução representa um alívio para o orçamento das famílias e reforça a importância do acompanhamento contínuo dos preços, especialmente em um cenário marcado por oscilações econômicas e pressão inflacionária”, observou.
