Os novos conselheiros representantes do Poder Executivo no Conselho de Administração do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) tomaram posse nesta segunda-feira, 29, e o colegiado voltou a se reunir após quase um ano parado. A órgão não se reunia desde julho do ano passado. A solenidade ocorreu durante a primeira reunião ordinária do conselho.
A presidência do colegiado ficou com o secretário da Fazenda e do Planejamento, Sandro Henrique Armando. Tomaram posse também o secretário da Administração, Edson Cabral; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário executivo do Planejamento, Sergislei Silva; a secretária-executiva da Governadoria, Juliana Passarin; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Senivan Almeida; e o presidente do Instituto de Terras do Tocantins, Divino José Ribeiro.
A missão do conselho é deliberar sobre as principais diretrizes que devem ser observadas pela Diretoria Executiva do Igeprev. O Conselho de Administração é formado por 14 membros titulares e respectivos suplentes, sendo sete representantes do governo e sete representantes dos segurados.
Os representantes do governo são escolhidos pelo governador e os representantes dos diversos segmentos dos servidores públicos do Estado são escolhidos pelas entidades representativas. O Conselho de Administração tem o mandato de dois anos, e a atual gestão encerra em 9 de maio de 2019.
A reunião foi presidida por Joaidson Torres de Albuquerque, que na ocasião substituiu o presidente titular, Sandro Henrique Armando, secretário de Estado da Fazenda e do Planejamento. “O conselho supervisiona as atividades desenvolvidas pela administração e orienta em situações de ajuste que devem ser feitos, norteando na questão de modificações legislativas e outras situações mais”, afirmou.
Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, é importante a ação dos órgãos fiscalizadores, garantindo o investimento correto dos recursos. “As diversas decisões do instituto são submetidas ao conselho, para que ele possa analisar e acompanhar sua realização”, ressaltou. O instituto é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários de servidores efetivos do Estado.
Após a posse dos novos membros do Conselho de Administração, uma reunião extraordinária foi marcada para 6 de maio, objetivando a aprovação da Política de Investimentos de 2019, mediante a representação dos resultados alcançados com a aplicação da política anterior.
Conselheiros
O Conselho de Administração é formado por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes. Além dos membros do Executivo, são titulares os representantes do Poder Executivo, Manoel Pereira de Miranda; do Poder Judiciário, Milton Lamenha de Siqueira; do Poder Legislativo, José Pedro Alves de Brito; do Ministério Público, José Messias de Oliveira; a do Tribunal de Contas, Paulo Guimarães e Silva; dos militares, Joaidson Torres de Albuquerque; e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Richards Bruno Rodrigues. (Com informações da Secom/Tocantins)