O Dia das Mães está chegando e muitas empresas comerciais estão aproveitando o momento para incrementar as vendas. Para os segmentos do comércio de roupas, calçados, joias, perfumaria, floriculturas, eletrodomésticos e docerias, fica bem mais fácil. Já para empresários do ramo de materiais de construção e supermercado, a solução é pegar carona junto aos outros segmentos, para tentar oferecer presentes que fujam do convencional.
“O Dia das Mães também é uma data para um presente mais ousado e diferente, como uma reforma na casa da mãe ou aquela melhorada no acabamento do banheiro conforme desejo da esposa. E é assim que pensamos em explorar esse momento especial”, contou o sócio do Mundo das Construções, Cícero Batista.
Dados
Segundo pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) com 110 empresas de variados segmentos, o Dia das Mães é uma data importante para 68% delas e a expectativa de aumento nas vendas em relação ao ano anterior atinge 66% dos entrevistados.
Além disso, 54% pretendem investir em promoções e ofertas, 7% em sorteios próprios e 26% querem ampliar a divulgação. A presidente da Aciara, Hélida Dantas o Dia das Mães favorece e gera lucros com ações estratégicas. “O empresário que consegue ver essa oportunidade tende a se diferenciar no mercado. E é isso que a Aciara tenta fomentar no espírito empreendedor de Araguaína”.
Presentes inovadores
Como forma de tentar aumentar o lucro da empresa, o sócio do supermercado A Econômica, Cleomar Cardoso, explica que haverá sorteios de cupons e promoções no sábado que antecede à data. São ações que resultam no aumento de 5% a 10% das vendas do período comemorativo.
“É uma oportunidade para estreitar o relacionamento com nossos clientes e aquecer nossas vendas. O Dia das Mães é a segunda data de mais movimentação na nossa loja, perdendo apenas para o Natal”, contou.
Ainda no clima de promoções, Cleomar disse que a mídia é o ponto chave para anunciar que na véspera do domingo das mães, a loja promoverá sorteio para quem estiver presente, o que tem dado certo há três anos. “Temos um movimento positivo durante todo o ano, mas desde que adotamos métodos de premiar nossos clientes, conseguimos aumentar a captação e a movimentação no estabelecimento. Hoje, o dia das mães não passa em branco”, acrescentou o empresário.
Saber investir e bolar estratégias é o que oportuniza as vendas. “Nosso segmento não está ligado a presentes instantâneos, mas no momento em que as pessoas estão mais abertas a gastar, elas podem colocar uma reforma como prioridade de investimento e como um presente que tenha mais custo benefício”, pontua Cícero. (Com informações da Ascom)