A Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou nessa quinta-feira, 28, o edital de concessão do trecho de 850,7 km das rodovias BR-153/414/080/TO/GO, de Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins. A expectativa é que o leilão ocorra no dia 29 de abril na sede da bolsa de valores, B3, em São Paulo.
Primeiro até Porangatu
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse num vídeo com o deputado federal Major Vitor Hugo ((PSL-GO), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, que a duplicação vai até Porangatu num primeiro momento e em trechos do Tocantins. Num segundo momento, o ministro afirmou que, então, as obras seguirão até Aliança. Ele não deu prazos.
Muito melhor
Freitas avaliou que a BR-153 é um eixo de integração nacional e lembrou que o agronegócio está crescendo muito na região em que ela atravessa. A duplicação já tinha sido concedida, mas o processo não avançou e o ministro garantiu que o modelo agora “é muito melhor”.
R$ 14 bilhões em 35 anos
O contrato tem duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco. De acordo com a agência, a previsão é que sejam investidos, ao longo do contrato, em torno de R$ 14 bilhões, sendo R$ 6,2 de custos operacionais.
De acordo com o edital, o leilão será feito em um modelo híbrido. Ou seja, vencerá o certame quem oferecer a menor tarifa de pedágio e o maior valor de outorga pela concessão.
Trechos leiloados
Serão leiloados os trechos da BR-153, que vai de Aliança do Tocantins até Anápolis, o trecho da BR-414 que vai de Assunção de Goiás (GO) até Anápolis/GO e o trecho da BR-080 que vai do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás até o entroncamento com a BR 153.
9 praças de pedágio
O projeto prevê nove praças de pedágio em Aliança (TO), Figueirópolis (TO), Talismã (GO), Santa Tereza de Goiás (GO), Uruaçu (GO), São Luiz do Norte (GO), Jaraguá (GO), Barro Alto (GO) e Planalmira (GO). O edital também prevê, entre outros pontos, a aplicação de descontos aos usuários do sistema de pagamento automático de pedágio. (Com informações da Agência Brasil)