A Federação das Indústrias (Fieto) divulgou na manhã desta terça-feira, 21, mais uma rodada do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O ICEI chega ao terceiro mês consecutivo abaixo da média [50 pontos], apesar de ter saltado de 48 para 48,8 pontos de fevereiro para março. Em relação ao mesmo período do ano passado, a diferença é de 13 pontos (61,8).
INDICADORES
Conforme a pesquisa, o indicador de “condições atuais”, que em fevereiro atingiu 43,2 pontos, em março ficou em 38,5, registrando uma queda de 4,7 pontos. Já o indicador de “expectativas” passou de 50,4 pontos para 54, sendo que o otimismo foi observado pelos empresários somente para suas empresas, mas pessimistas em relação à economia.
REVERSÃO DE CENÁRIO
Responsável pelo setor de pesquisas Fieto, a técnica Gleicilene Bezerra destaca que a falta de confiança do empresário industrial é um sentimento observado em todo país, mas com indicador próximo a linha divisória dos 50 pontos que indica melhora na confiança. “Empresários menos confiantes tendem a reduzir seus investimentos. No entanto, a expectativa é que esse cenário se reverta nos próximos meses dada a importância da retomada dos investimentos para o desenvolvimento do setor industrial”, avalia.