O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a cair em novembro após uma leve recuperação em outubro, apesar de ainda estar em um patamar considerado positivo – pontuação acima de 50. O ICEI atingiu 58 pontos este mês, 3,8 pontos abaixo do desempenho anterior. É a terceira pior marca do ano. “A associação de uma avaliação menos favorável em relação à situação atual da economia, com o recuo nas expectativas, contribuiu com a redução do ICEI em novembro”, observa Gleicilene Bezerra, técnica em Pesquisa da Federação das Indústrias do Tocantins.
Desempenho pior que o mesmo período de 2020
O ICEI também teve desempenho inferior em comparação com novembro do ano passado, com queda de 3,4 pontos. No entanto, segue acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses, mesmo que de forma menos disseminada que nos meses anteriores.
Componentes que foram o ICEI também apresentaram redução
Diante deste cenário, os dois componentes que formam o ICEI também apresentaram redução. O indicador de Condições Atuais, que em outubro ficou em 53,6 pontos, em novembro passou para 51,0 pontos. Já o índice de Expectativas passou de 65,9 para 61,5 pontos, de outubro para novembro. A queda na confiança atingiu o país como um todo, visto que o ICEI nacional apresentou decréscimo de 1,8 ponto ao atingir 56 pontos no período em análise.