A confiança do empresário tocantinense recuou 1,2% em junho na comparação com o mês anterior, que registrou 121,9 pontos. Mesmo assim os comerciantes ainda mantêm visão otimista. Os números são do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins.
O estudo mostra a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo realizada mensalmente. Em junho, o Icec sofreu a segunda queda de 2018, ficando em 120,4 pontos.
Essa pontuação revela a satisfação (acima de 100 pontos) ou insatisfação (abaixo de 100 pontos) dos empresários do comércio. Ou seja, apesar da queda, os comerciantes ainda mantém uma visão otimista quanto à economia e ao comércio. A pesquisa ouviu cerca de 120 empresas em Palmas, nos últimos dez dias do mês de maio.
Entre os itens analisados em junho, dois pontos se destacaram positivamente: a intenção de contratação subiu 3,1% em relação a maio e a visão dos empresários sobre seus estoques cresceu 4,1%. Já os tópicos que contribuíram com o resultado negativo da pesquisa foram, principalmente, os que compõe o índice de condições atuais do empresário, que são: a situação da economia (queda de 8%), do comércio (-2,5%) e das empresas (-2,6%).
Variação anual positiva
Já em comparação com o mesmo período do ano passado (104,4 pontos), o resultado do índice geral é 6,7% superior. As questões que tratam dos investimentos também cresceram na variação anual, sendo que o indicador de contratação de funcionários subiu 11,1%, o nível de investimentos das empresas cresceu 34,4% e a análise positiva da situação atual dos estoques aumentou 3,7%.
A pesquisa está disponível na íntegra no link. (Com informações da ascom da Fecomércio Tocantins)