O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais uma rodada da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), computando dados do segundo trimestre do ano. O novo levantamento mostra que a taxa de desocupação no Tocantins foi de 6,5% de abril a junho [52 mil], uma redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (6,9%), de janeiro a março.
NÚMEROS
São cerca de 52 mil pessoas desocupadas no segundo trimestre de 2023 no Tocantins, uma queda de 7% em relação ao trimestre anterior. O número de pessoas ocupadas, por sua vez, foi de 742 mil, queda de 1,2% na comparação trimestral e aumento de 0,3% na anual.
MÉDIA ABAIXO DA NACIONAL
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, comentou os dados.”O segundo trimestre registrou recuo da taxa de desocupação, após crescimento no primeiro trimestre do ano. Esse movimento aponta para a recuperação de padrão sazonal desse indicador. Nossa taxa de desocupação ficou bem abaixo da média nacional, que foi de 8%”, destaca.
DISTRIBUIÇÃO
Os trabalhadores por conta própria representam 21%, cerca de 154 mil trabalhadores. Empregados no setor público, inclusive militar, constituem 23%, 172 mil. Trabalhadores no setor privado com carteira correspondem a 23%, somando 170 mil e sem carteira assinada somam 20%, com 148 mil trabalhadores. Domésticos representam 8%, 56 mil trabalhadores.