As olimpíadas de profissões WorldSkills começaram nesta segunda-feira, 11, com a participação de dez Estados nesta etapa nacional. A abertura aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas, que sedia a competição na ocupação Soluções de Software para Negócios.
A disputa entre os participantes é para representar o Brasil na WorldSkills 2019, que irá acontecer na Rússia, reunindo países em diferentes ocupações da educação profissional. As seletivas nacionais são distribuídas por ocupações em diferentes cidades do País.
Para acompanhar a programação do evento, basta entrar no site do Senai, a participação será gratuita e os participantes terão no final a emissão de certificado. Nos dias 12, 13 e 14 de junho serão trabalhados temas relacionados à tecnologia, economia e energia fotovoltaica.
Os presentes puderam prestigiar a apresentação do grupo Tambores do Tocantins, que mostrou um pouco das manifestações culturais do Estado.
O representante do Senai Nacional e coordenador da competição, Elisié Lima, agradeceu o apoio e estrutura proporcionados pela equipe do Tocantins para a realização da competição e falou sobre a expectativa para a seletiva no estado. “Temos uma semana de muito trabalho e eu espero que ao final tenhamos tido a oportunidade de selecionar o melhor competidor”, observou o coordenador.
A secretária de Estado, Adriana Aguiar abordou aos competidores à importância da competição. “Quando você presencia alguém fazendo o que gosta é notório a satisfação, a alegria e perfeição do que se faz. Temos certeza que daqui sairão representantes à altura do que a nossa educação profissional precisa”, disse.
A diretora do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues destacou o diferencial de cada competidor formado pela instituição que chegou até esta etapa. “Esses jovens que participam aqui e em outros estados já têm um diferencial que é o aprendizado para a vida, além de também serem diferenciados no mercado de trabalho por esta oportunidade de testarem cada vez mais seus conhecimentos, O Tocantins os recebe com muito orgulho”, falou aos competidores.
Prova
A prova conta com tarefas relacionadas à ocupação em disputa, neste caso o desenvolvimento de um software, observados por avaliadores da área dos estados representados. Ao final, é feita a avaliação do produto entregue e o competidor com a maior pontuação, conferida por meio da análise dos aspectos técnicos e de qualidade do projeto, segue na competição com treinamentos para a fase internacional. O Senai Tocantins não possui competidor nesta ocupação disputada em Palmas.
Competidores
Disputam a vaga no Tocantins os competidores do Senai Davi Gonçalves (AL), Fellipe de Mendonça (DF), Edson Vieira Ribeiro (ES), Alberth da Silva Lima (MA), Luiz Emanoel Moreira (MG), Gabriel Mello de Oliveira (PR), Wendel Correia Junior (RJ), Teyllor Kennedy da Silva (RO), Gabriel Panca Ribeiro (SC) e João Gabriel Rezende (SE). Após a abertura, os competidores já iniciaram as atividades da prova na sala de competições observados pelos avaliadores. (Da Assessoria de Imprensa)