O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, cumpriu agenda em Brasília nesta semana em relação ao Polo de Agricultura Irrigada. A programação contou com audiências na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
BARRAGEM NO RIO PIUM
Na Codevasf, a proposta de atualização e adequação dos estudos do projeto da barragem a ser construída no Rio Pium foi apresentada. A agenda de terça-feira, 5, contou com a diretora e o secretário executivo do órgão, Alessandra Rossine e Rodrigo Marques, além do superintendente da companhia no Tocantins, Cesar Félix. Ainda participaram os diretores da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional do Tocantins (Secihd), João Carlos Farencena e Herllan Júnior.
AGENDA NO MIDR
A comitiva esteve no MIDR na quarta-feira, 6, e foram recebidos pelos diretores Antônio Leite e Luciano Menezes. Na ocasião, os tocantinenses apresentaram o Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Polo de Agricultura Irrigada. Na ocasião, a entidade solicitou aos servidores do ministério o apoio institucional e financeiro. A pasta ficou de dar um retorno. O funcionamento do o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação (SISNIR) também foi apresentado.
NECESSIDADE DE APOIO TAMBÉM DEFENDIDA NO MAPA
O Secretário Nacional de Irrigação do (Mapa), Pedro Neto, também recebeu o grupo e ouviu sobre a importância do apoio do ministério em recursos federais para fins de custeio de obras de infraestrutura hídrica, além de outras ações que podem ser desenvolvidas. Por fim, uma segunda agenda na Codevasf com Rodrigo Marques, debateu a proposta desenvolvida pelo órgão do regime de concessão e parceria público-privada para investimentos na infraestrutura dos polos de irrigação.