A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL), quer apoio do Estado para a expansão do Aeroporto Municipal Comandante Jacinto Nunes da Silva. Foi este o objetivo da reunião dela, nessa terça-feira, 1º, com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho. “A experiência do presidente [Hercy] em Brasília pode nos ajudar muito”, ressaltou a prefeita.
Já solicitada à Secretaria Nacional de Aviação Civil
O projeto de expansão do aeroporto foi apresentado pelo presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), sargento Jenilson Cirqueira, que ressaltou a localização estratégica de Gurupi, o crescimento do agronegócio, do comércio e das universidades do município. Ele ressaltou que a inclusão do aeroporto no Plano Aeroviário Nacional já foi solicitada junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Falta de mercado
O aeroporto do município já recebeu voos regulares, mas as atividades foram suspensas por falta de mercado, uma situação que não condiz com a realidade atual, conforme apontaram os gestores gurupienses. A estrutura física tem 24 anos e inclui o terminal de passageiros, três hangares de serviços e 13 privados, que registram entre 10 e 15 voos de pequeno porte diários, além de pista homologada com 1.730 metros.
Importante para sul e sudeste
O presidente da Adetuc ressaltou a importância deste projeto para as regiões sul e sudeste do Tocantins, em todos os segmentos econômicos, incluindo o turístico, e se prontificou a auxiliar no que tiver ao seu alcance. “Os projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social de todas as regiões tocantinenses são muito bem-vindos na gestão Wanderlei Barbosa”, garantiu.