O total de famílias palmenses que estão consumindo mais do que no ano passado aumentou quase 4 pontos percentuais em junho, afirma pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins. Conforme o levantamento, eram 10% em junho de 2017 que se encaixavam nesse critério e neste mês são 13,9%. Cerca de 500 consumidores participam mensalmente da pesquisa.
Outro destaque positivo da pesquisa foi a variação mensal de 6,3% do índice Compra a Prazo, que passou de 45,8 para 48,7 pontos. Na comparação com o ano passado, o aumento foi de 20,2%. “Isso mostra que o palmense acredita estar mais fácil adquirir crédito ou empréstimo para compras parceladas. Os índices são calculados de acordo com a visão atual em relação à do mesmo período do ano anterior”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
A pesquisa mostra, ainda, que o número de desempregados caiu em Palmas. Em junho do ano passado, 10% dos participantes responderam que estavam desempregados. Já este mês, apenas 6,9% assinalaram a alternativa. Já a maior variação negativa foi percebida no item Perspectiva de Consumo, que apresentou queda de 1,1% ante maio.
ICF
A ICF analisa, ainda, vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, entre outros, e tem como foco absoluto a avaliação que as famílias fazem exclusivamente sobre os aspectos que envolvem o seu orçamento doméstico e seu nível de consumo, presente e de curto prazo.
O índice geral da pesquisa ficou em 94,7 pontos, o que revela um aumento de 0,2% em relação a maio e de 7,36% na comparação anual. Apesar disso, o resultado continua abaixo da zona de satisfação. O índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação das famílias, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.
A pesquisa é realizada sempre nos dez últimos dias do mês anterior ao de referência. Ou seja, os dados de junho foram colhidos no fim de maio. Os resultados estão disponíveis na íntegra no link. (Com informações da Ascom da Fecomércio Tocantins)