O governo do Tocantins está participando do evento internacional Solar Future. Today, em São Paulo. O congresso que iniciou na segunda-feira, 27, e é realizado pela América do Sul 2018, vai até esta quinta-feira, 30. O evento já passou por países como Dubai, Amsterdam, Munique, Shanghai, Nova Deli e Melbourne, que constantemente realizam debates e investimentos voltados para o uso de energia limpa.
O Solar Future.Today ficou conhecido mundialmente por reunir os principais profissionais do setor de energia, além de agrupar simultaneamente palestras, debates, apresentação de modelos de negócios, estudiosos, investidores e formação de parcerias.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Cintra, revelou que o Tocantins já pode mostrar para o mundo quais os incentivos estaduais e sua capacidade na área de energia solar. “Recentemente lançamos o Atlas Solarimétrico que realizou um mapeamento preciso de todo o território estadual para identificar as áreas com maior irradiação solar”, destacou.
Cintras contou também, que durante o workshop de lançamento do Atlas, o subsecretário de Energias Renováveis do Governo de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Jr fez o convite para o Estado participar do Solar Future.Today . “Ele foi um dos palestrantes do workshop e realizou o convite para participarmos e assim apresentar o que temos para oferecer de fomento no campo energético. Isso reforça que estamos no caminho certo das ações realizadas pelo governo estadual”.
O secretário adiantou na rodada de conversa com investidores, que o o Atlas Solarimétrico terá a sua estreia em um momento que o mundo busca soluções sustentáveis na geração de energias limpas. “Temos potencial, temos políticas públicas, sabemos quais são as áreas que podem ser exploradas com maior eficiência e estamos diante de um cenário promissor para atrair investimentos”, ressaltou.
Ele finalizou explicando que o Tocantins já possui a Política Estadual de Incentivo à Geração e o Uso da Energia Solar (Pró-Solar). “A nossa lei prevê desde o incentivo fiscal e tributário às empresas que fabricam equipamentos de energia alternativa, em especial a solar, até o estabelecimento de convênios e parcerias com instituições para o desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas”.
Usina Solar
A instalação da primeira Usina Solar no Estado, no município de Miracema, a Sol Maior, é o exemplo que o Pró-Solar foi desenvolvido para garantir que o Tocantins desponte no Brasil. “O Pró-Solar e os incentivos do Pró-Indústria foram fundamentais para a nossa gestão estratégica e a instalação da Usina no estado”, disse o diretor de infraestrutura da Usina Sol Maior, Rubens Cardoso da Silva.
Apesar de iniciar a construção antes do lançamento do Atlas Solarimétrico, Rubens Cardoso, garante que todo o território estadual é privilegiado pelo sol. “O Tocantins está em lugar estratégico geograficamente e com as políticas estaduais o setor público sente segurança em investir. Além de invertimos em energia sustentável a usina vai gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos”, explicou.
Pró-Solar
Os principais pontos do Pró-Solar são: aumentar o uso da energia solar na matriz energética do Estado; estimular a implantação de sistemas de energia solar e os investimentos nessa área, englobando o desenvolvimento tecnológico e a geração, fotovoltaica e fototérmica, para comercialização e autoconsumo nas áreas urbanas e rurais, pela iniciativa pública e privada, considerando o uso residencial, comunitário, comercial, industrial e agropecuário; incentivar a implantação de indústrias de equipamentos, materiais e componentes utilizados em sistemas de energia solar, propiciando a geração de emprego e renda; adotar incentivos financeiros, fiscais e tributários adequados ao desenvolvimento da cadeia produtiva, desde a fabricação, venda e instalação de equipamentos e sistemas, até a comercialização da energia solar, incentivo fiscal e tributário às empresas que fabricam equipamentos de energia alternativa, em especial a solar; isenção de ICMS nas operações com equipamentos, componentes e materiais para o aproveitamento da energia solar. (Com informações da Secom Tocantins)