Em meio à pandemia de Covid-19, os serviços ligados à área de tecnologia (aplicativos, softwares de gestão, suporte) foram essenciais às prefeituras e câmaras municipais, pois estas precisaram manter seus sistemas de gestão acessíveis aos servidores e à população, dar transparência aos gastos em portais e publicar informações legais exigidas pelos tribunais de contas e pelos órgãos fiscalizadores.
Mas como manter esse atendimento e instruir os servidores públicos a operarem estes sistemas de uma maneira que anteriormente era feita somente de forma presencial? A Megasoft, que atende municípios nos Estados de Goiás e Tocantins por meio do Sistema MegaAdmWeb, priorizou a inovação para superar este desafio para atender, tirar dúvidas e instruir os profissionais que trabalham nos municípios atendidos pela empresa.
O diretor administrativo da Megasoft, André Graciano, lembra que a empresa está atuando de forma remota desde o dia 16 de março de 2020, e a tecnologia fez com que o atendimento, treinamento e a manutenção dos sistemas se tornassem praticamente imperceptíveis para os clientes, que participaram de lives, treinamentos e tiveram mantidos seus atendimentos.
André explica que todas as prefeituras e câmaras municipais que trabalham com o os sistemas da Megasoft contam com uma equipe de atendimento fornecendo suporte. Essa equipe é responsável por esclarecimentos de dúvidas (por telefone ou chat) ou treinamentos completos que, antes da pandemia, eram feitos quase exclusivamente de forma presencial.
Antes da pandemia, esses treinamentos eram agendados para quando houvesse disponibilidade pessoal (o que poderia levar semanas), agora eles podem ser agendados até para o mesmo dia da demanda, graças às plataformas de vídeoconferência como o Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, e até mesmo por meio de lives feitas nas redes sociais da empresa.
“A tecnologia trouxe uma agilidade fantástica e um acompanhamento mais detalhado dos treinamentos, que se tornaram uma troca de experiência e abriram um leque ainda maior, como a possibilidade de todos rever às transmissões, porque elas ficam gravadas”, comemora o diretor.
Atendimento foi mantido em home offíce
Outra grande mudança causada pela pandemia foi no atendimento, no entanto a tecnologia e o sistema adotado pela empresa já permitiam a adesão ao sistema remoto. Portanto, de acordo com o diretor, não houve nenhuma mudança no padrão de atendimento dos clientes que continuaram procurando a empresa pelos mesmos canais de suporte (telefone e chat), mas a única coisa que mudou foi o local onde os colaboradores da empresa atendem à demanda, que se tornou em home office, “sem alteração na qualidade e forma de atendimento”.
“Isso só foi possível porque nós trabalhamos com a tecnologia VoIP (Voz via Internet) para nosso canal telefônico. O atendimento de todas as ligações foi transferido da sede da Megasoft para a residência dos nossos colaboradores de forma 100% transparente. Para se ter uma ideia, nenhum cliente sequer notou a mudança”, explica Graciano.
Esse conjunto inovador de ações, de acordo com o diretor, alicerçados pela tecnologia permitiu que o atendimento continuasse mesmo em meio à pandemia de Covid-19, com treinamentos e suporte sem deslocamentos e contatos que poderiam causar a transmissão do novo coronavírus.
“Foi justamente neste sentido que buscamos atuar, comprometidos com a capacitação e mantendo o distanciamento social necessário em tempos de pandemia”, justificou o diretor. (Da assessoria de imprensa)