O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) publicado nesta segunda-feira, 25, ficou abaixo de 50 pontos, o que indica perspectivas pouco otimistas em relação à economia. A pontuação de novembro foi de 48,4, 1,4 menor do que os 49,8 de outubro. A última vez que o empresariado demonstrou estar confiante foi em setembro (50,8).
PRINCIPAIS INDICADORES
O estudo revela ainda que em novembro o indicador de “Condições Atuais” aumentou 2,6 pontos em comparação com outubro e alcançou 44,1 pontos. No entanto, segue abaixo da linha divisória dos 50 pontos, revelando que na percepção dos empresários do segmento as condições atuais da economia e de seus negócios estão piores quando comparados com os últimos seis meses. Já as “Expectativas” chegaram a indicar otimismo, apesar da queda dos 53,9 para 50,5 pontos.
ÍNDICE NACIONAL DEMONSTRA CONFIANÇA
O ICEI nacional ficou em 52,6 pontos em novembro e, ao contrário do que ocorreu no Tocantins, aponta confiança do empresário industrial.
SEM MELHORIAS NOS ÚLTIMOS SEIS MESES
A técnica de pesquisa da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), , Gleicilene Bezerra da Cruz, comentou os números. “A queda na confiança em novembro ocorreu devido às avaliações referentes às condições atuais, que na opinião dos empresários tocantinenses do segmento não apresentaram melhorias em comparação com os últimos seis meses. Além da redução no otimismo em relação ao cenário futuro”, destaca.
Confira o histórico: