A Federação da Indústria do Tocantins (Fieto) na noite desta quinta-feira, 9, premiou cinco empresas que fizeram a diferença no quesito inovação e que na análise das ações, projetos e serviços inovadores implementados se destacaram no mercado tocantinense.
Foram ganhadores na 4ª edição do Prêmio Fieto de Inovação em 1º lugar: Rad Informática, 2º lugar: Rio Construção, 3º lugar: Brk Ambiental/Saneatins, 4º lugar: Itafos Arraias, 5º lugar: Carne de Jaca Palmas. As indústrias vencedoras além dos certificados de reconhecimento as iniciativas inovadoras, foram contemplados com os seguintes prêmios: 1º lugar – MacBook Pro, 2º Lugar – MacBook Air, 3º lugar – iPad Pro, 4º lugar – iPad Air, 5º lugar – iPad Mini.
O presidente da Fieto, Roberto Pires, no início do discurso durante a cerimônia de premiação, agradeceu o trabalho histórico prestado pelo primeiro presidente da Federação, Antônio Conceição Cunha Filho, e seu legado de ousadia à frente da instituição. Ele disse também que, “inovar é sair da zona de conforto, é buscar novas alternativas, produtos e soluções. As empresas premiadas são exemplo para os demais empresários do Tocantins, pois provam que é possível implementar práticas inovadoras na indústria para obter melhores resultados”, ressaltou o presidente da Federação, Roberto Pires.
A empresária, fundadora da Carne de Jaca, Edivângela Silva, 5ª colocada, emocionada disse, “nascemos em meio a pandemia, a carne é missão de alma, me renova, reaviva minha vida, vamos mostrar a Carne de Jaca ao mundo”. Ela ainda explicou, “tudo nasceu por causa do meu filho de 5 anos que não pode consumir a proteína de origem animal, por isso é missão”.
O diretor da Rad Informática, Robson Fernandes da Silveira Júnior, disse que o sentimento é de satisfação, que o prêmio é um fator motivacional, pois toda a equipe foi premiada pelo esforço empregado. A Rad Informática existe há 27 anos no mercado de Araguaína.
Banca Julgadora
Compuseram a banca julgadora das ações inovadoras a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/TO), o Serviço Social da Indústria (SesiI/TO), o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
O vice-presidente da Fieto, Carlos Suzana, entregou placa em agradecimento a todos os membros do comitê de avaliadores.
Resumo das inovações desenvolvidas pelas empresas vencedoras
1º Lugar: RAD INFORMÁTICA
Prestadora de serviços na área de desenvolvimento de software e consultoria na área gerencial e contábil, a Radinfo implementou ações inovadoras no relacionamento com seu público interno como o aplicativo GAMEFIC. Acessado por colaboradores, o aplicativo estimula a produtividade promovendo um jogo entre o time com pontuação baseada nos atendimentos prestados pelo colaborador que, ao final do mês, pode ganhar incentivos como day off, vale gasolina e ingressos para cinema.
Ainda voltado para colaboradores, desenvolveram inovações no processo de solicitações de benefícios (vale) que passou a ser on-line, sem formulários impressos e sem a necessidade do atendimento presencial no setor pessoal, a fim de aumentar a privacidade e celeridade. O conhecimento adquirido em treinamentos periódicos, mensurado por provas, também é reconhecido com melhorias na remuneração, além de ser um momento de exposição de ideias e sugestões dos colaboradores.
A criação e a melhoria de softwares oferecidos aos clientes, como o PDV Touch e o RAD XML completam a lista de inovações da vencedora desta edição: o primeiro traz agilidade durante a realização de compras e economia para a empresa ao possibilitar a autonomia do autoatendimento on-line e agilidade durante a realização de compras e o segundo reúne informações do setor fiscal das empresas facilitando a rotina deste departamento nas organizações.
2º Lugar: RIO CONSTRUÇÃO
Focada em entregar obras no prazo, no custo e com a qualidade prometida, a Rio Construção conseguiu a segunda colocação ao investir em inovações como o desenvolvimento de uma metodologia própria de trabalho com esta finalidade denominada POC (Projeto, Orçamento e Cronograma). A metodologia tem atraído construtores de outros estados que participam de imersões organizada pela construtora sediada no Tocantins.
Na área ambiental, aplica o mapeamento dos resíduos e materiais que podem ser reutilizados ou vendidos para separação do vai se de fato descartado direcionando ao reaproveitamento por outras empresas. Conta ainda com o projeto de devolução de CO², iniciativa que calcula com a devida consultoria ambiental a emissão do componente químico em uma obra e propõe a compensação correspondente por meio do plantio de mudas realizado com apoio dos colaboradores.
A inovação na área de marketing dá-se pela criação do podcast, “PODCONSTRUIR”, disponível em plataformas como Youtube e Spotify, que destaca os pontos fortes da construção civil e leva profissionais de referência e credibilidade para mostrar os bastidores deste segmento.
3º Lugar: BRK AMBIENTAL / SANEATINS
A concessionária de serviços de abastecimento de água mantém um núcleo que fomenta a cultura de inovação na empresa criando parcerias com startups e projetos piloto para buscar eficiência no seu negócio e melhorar a prestação de serviços, a exemplo da iniciativa Waterlution BRK Acelera. Seu objetivo é conectar startups do setor com a BRK, para acelerar o desenvolvimento de soluções ou adaptar soluções de outros setores de utilidades para o contexto do saneamento.
O método convencional de limpeza de reservatórios, por exemplo, foi alterado substituindo ferramentas rudimentares, como baldes e pás, pela utilização de mergulhadores. A alteração traz benefícios como a diminuição do número de pessoas envolvidos, o não comprometimento do abastecimento de água para a população e maior segurança ao utilizar equipamentos mais modernos como as máquinas de sucção que permitem a rápida limpeza de sedimentos nos reservatórios.
4º Lugar: ITAFOS ARRAIAS
A empresa de fertilizantes desenvolveu iniciativas inovadoras voltadas a gestão. Na gestão de pessoas, criou um “Comitê de Gente” para cuidar de todo o bem-estar e saúde mental de seus colaboradores, além de buscar alternativas para as necessidades apresentadas por eles. Para o negócio foi criado o Comitê de Inteligência de Mercado que desenvolve inovações nos processos e banco de dados e motivou investimentos em cursos de alto nível para o preparo de seus integrantes. Outro comitê foi criado para cuidar minuciosamente das questões de Meio Ambiente, Comunidades e Pessoas e Governança.
5º Lugar: CARNE DE JACA PALMAS
Premiada pela inovação em seu produto, a indústria Carne de Jaca, como o nome aponta, desenvolveu as versões in natura, temperada e desidratada do fruto. Realizando a produção industrial de forma artesanal a indústria atende aos públicos vegano, vegetariano e pessoas com restrição ao uso da carne de origem animal, inclusive crianças formam um mercado com potencial capaz de absorver uma produção em larga escala dos produtos à base de jaca.