Sendo considerado o estado com maior densidade de raios no país, no Tocantins caem 17,1 raios por quilômetro quadrado ao ano, segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos das linhas de transmissão e 40% na distribuição de energia elétrica, lém da queima de um número considerável de transformadores de distribuição.
Soma-se a isto que o período de chuvas e descargas atmosféricas foi ainda mais agressivo nos primeiros quatro meses deste ano em relação a 2017, com chuvas e raios 18% e 73% mais intensos.
Contudo a Energisa apresentou uma redução de 22% do DEC (Duração da Interrupção de Energia) e 24% do FEC (Frequência da Interrupção de Energia) na comparação com o 1º quadrimestre de 2017. Atendendo de forma mais rápida as ocorrências dos clientes. Estes avanços contínuos dos indicadores de qualidade levaram a Energisa do Tocantins conquistar a maior evolução do Brasil no último Ranking nacional de Qualidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao lado da Energisa Minas Gerais.
A Energisa investiu R$ 220 milhões na manutenção da sua rede de energia e automação do sistema (redes inteligentes) até setembro de 2017. A concessionária conta ainda com um plano de contingência para manter suas equipes mobilizadas para o atendimento das ocorrências emergenciais provocadas pelos temporais, com cerca de 300 equipes, além de canais de comunicação com os clientes por meio de atendimento presencial, internet, aplicativo de celular Energisa On, telefone e comunicação escrita.
Redes inteligentes
A empresa também intensificou o investimento em redes inteligentes, sistema capaz de detectar, isolar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, dando uma resposta mais rápida para o cliente. Os alimentadores e equipamentos de manobra e proteção instalados permitem a transferência automática de carga. Em caso de problema que atinja os circuitos que atendem a região, rápidas manobras realizadas automaticamente pelo Centro de Operação podem fornecer energia ao local por outro alimentador, garantindo mais rapidez na recomposição do serviço.
A Energisa tem trabalhado fortemente para que seus indicadores de qualidade e serviços melhorem para alcançar uma satisfação maior dos clientes. Os investimentos são contínuos e em 2018 muitas obras e manutenções continuarão sendo realizadas para o que a qualidade do serviço prestado seja cada vez melhor, gerando maior conforto e confiabilidade aos nossos clientes e maior segurança ao sistema de distribuição de energia do Estado de Tocantins.
Canais de atendimento ao cliente
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