O governo do Tocantins disse que as medidas para contenção do avanço da pandemia da Covid-19, implantadas em meados de março, já tenha provocado uma queda de mais de 20% na arrecadação do Estado. Para enfrentar essa frustração na receita, o governador Mauro Carlesse (DEM) editou no início de abril o Decreto n° 6.074, que determina a redução de despesas como gastos com viagens, telefonia fixa e móvel, consumo de combustível, água e energia elétrica.
Prioridade aos servidores e fornecedores da saúde
Apesar do orçamento mais apertado, Carlesse quer que seu equipe dê prioridade à manutenção dos serviços essenciais à população, o pagamento em dia dos servidores e também aos fornecedores, principalmente os que comercializam produtos na área da saúde.
Sem aumento de gasto com pessoal
No entanto, qualquer implemento na folha de pagamento segue suspenso nesse período. Ou seja, não vai haver nenhum aumento de gastos com pessoal. Por conta da necessidade das medidas de austeridade financeira, por exemplo, não haverá, nesta terça-feira, 21, as tradicionais promoções regulares previstas em lei “nem a implementação das medidas salariais previstas, decorrentes de promoções anteriores aos militares”.
Tão logo
No entanto, o governo avisa que “continua trabalhando para que, tão logo seja resolvida a situação atual, os implementos possam ser concedidos e a questão regularizada”.