O governo do Estado e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) firmaram contrato nesta segunda-feira, 6, para o início da seleção das cerca de 5 mil vagas de estágio com bolsas de R$ 600 a R$ 1,2 mil. Os estagiários vão trabalhar em secretarias e estrutura do Executivo. O contrato foi assinado pelo presidente do Sistema Fieto/IEL, Roberto Pires, e pelo governador Mauro Carlesse (PHS), no Palácio Araguaia.
A cerimônia foi acompanhada por jovens estudantes da rede estadual de ensino, um dos públicos-alvo do programa. O IEL será um agente intermediador entre os estudantes, governo do Estado e instituições de ensino, realizando a seleção dos alunos de acordo com o perfil definido para a vaga. Além do ensino médio, serão oferecidas vagas para estudantes de nível superior.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieto), Roberto Pires, avaliou que os jovens contemplados pelo programa podem contribuir “em muito com a gestão estadual, assim como o governo pode fazer a diferença na vida profissional desses estudantes que buscam uma experiência em um mercado de trabalho já tão concorrido”. “É muito importante essa condição que o programa de estágio dá para o jovem trabalhar na área em que estão estudando, fazendo com que o governo possa identificar e aproveitar estes talentos”, defendeu Pires.
Carlesse reforçou a importância de se confirmar, por meio da experiência proporcionada no estágio, as verdadeiras aptidões dos estudantes para a garantia de uma vida profissional futura assertiva.
A superintendente do IEL Tocantins, Roseli Sarmento, também participou da assinatura que foi prestigiada por secretários das pastas de Educação, Infraestrutura, Casa Civil e parlamentares. Os estudantes interessados podem realizar cadastro no site do Sistema Nacional de Estágio do IEL: sne.iel.org.br/to. (Com informações da assessoria de imprensa)