O governo estadual e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmou parceria nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, para executar o projeto “Força Mulher”. A iniciativa levará a capacitação empreendedora e profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias estratégicas entre as Secretarias da Mulher, da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e o Sebrae. A cooperação entre as instituições prevê recursos para atender 4 mil mulheres de 100 municípios tocantinenses.
EM ATIVIDADE DESDE 2021
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Paulo Carneiro, parabenizou a criação da Secretaria de Estado da Mulher e destacou como o projeto trará bons resultados para a mulher tocantinense. “Tivemos muitos governos e nenhum teve a coragem de criar essa secretaria tão importante. Essa parceria com o Governo permitirá a consolidação do Força Mulher para os próximos dois anos”, explicou o presidente, acrescentando que o projeto está em atividade desde 2021 e mais de 60% das 2 mil mulheres atendidas pelo projeto já estão com sua atividade remunerada.
MARCO
A secretária da Mulher, Berenice Barbosa, afirmou que o momento é um marco, não só por destacar a presença feminina nos espaços públicos, mas também para iniciar os trabalhos da pasta e fortalecer a proposta do órgão. “Atuaremos no desenvolvimento de políticas e ações, por meio de muitas parcerias. Queremos desenvolver políticas públicas para ir contra qualquer discriminação a nós mulheres, objetivando assegurar os planos de governança para o público feminino. Neste dia 8 de março, temos razões especiais para comemorar, pois em 34 anos é a primeira vez que temos um órgão para a nossa causa na gestão pública estadual”, destacou.
TODAS FORTES
Durante a cerimônia, a Secretaria de Estado da Mulher lançou o projeto “Todas Fortes: Empoderamento e Protagonismo da Mulher Tocantinense”. A iniciativa, a primeira desenvolvida inteiramente pela pasta, visa ampliar e fortalecer a representatividade feminina, além de assegurar avanços importantes no Estado.