O governador Mauro Carlesse (DEM) e os secretários da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum (PRB); da Fazenda e Orçamento, Sandro Henrique Armando; Extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Aparecido Quaresmin, participam da Semana de Investimento de Dubai, que acontece do dia 29 a 3 de outubro. O evento que tem “Investindo na cidade do futuro” como tema é promovido pelo órgão do Departamento de Desenvolvimento Econômico da cidade dos Emirados Árabes.
Potencialidades do Tocantins
Em material enviado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), Mauro Carlesse disse ver o evento como uma oportunidade para apresentar as potencialidades do Estado para uma das regiões mais ricas do mundo. “O Tocantins se destaca na agricultura, pecuária, piscicultura, logística e está pronto para receber investimentos do mundo inteiro, fortalecendo assim a nossa economia e melhorando a vida da nossa população”, afirmou.
Entenda
A Dubai Investment Week [Semana de Investimentos de Dubai] é uma plataforma global para descobrir oportunidades de crescimento, construir parcerias público-privadas e promover a inovação. O evento oferece aos participantes a oportunidade de aprender sobre as vantagens estratégicas de Dubai como uma cidade do futuro, porta de entrada para os mercados regionais em crescimento e seu papel crescente como um eixo central na economia global.
Cooperação
Além do evento, o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) assinará um memorando de entendimento com o diretor geral do Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI), órgão equivalente ao Ministério da Economia, segundo informa a Secom. No documento, as partes concordaram em firmar o compromisso, com a finalidade de consultar, cooperar e trocar informações entre si em áreas de interesse mútuo que promoverão seus respectivos interesses e objetivos estratégicos para investimentos.
Trabalho de três anos para ter porteira aberta
Conforme o secretário César Halum, o memorando é fruto de um trabalho de mais de três anos – desde quando ele estava na Câmara Federal [era deputado federal pelo Tocantins] e presidiu o grupo parlamentar de Brasil-Países Árabes. “”Começamos então um entendimento para que houvesse investimento desses países [Árabes], principalmente na parte da agropecuária e do agronegócio tocantinense. Isso evoluiu de tal maneira que nós vamos assinar esse memorando, que significa a porteira aberta para o agronegócio tocantinense”, comemorou.
Comitiva
Além do governador Mauro Carlesse e dos secretários de Estado, também integram a comitiva tocantinense o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e o proprietário do Fazendão Agronegócios, Volney Aquino Santos.