Neste ano, o Brasil já bateu a marca de 8 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no País, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal. O Tocantins já conta com 55.656 MEIs formalizados, com uma média de faturamento de 60 mil ao ano. Deste total, mais de 15 mil estão concentrados só na capital.
Com esta nova categoria de empresários em um mundo cada vez mais dinâmico, a tendência é o crescimento de alternativas de pagamentos que sejam mais flexíveis, seguras, práticas e ágeis na hora de realizar pagamentos, transações e outros serviços financeiros.
Segundo a superintendente de Soluções de Pagamentos do Sicredi, Gisele Rodrigues, as maquininhas aprimoram ainda mais a oferta de serviços financeiros. “Com as compactas, mais empreendedores poderão concentrar o recebimento de suas vendas, simplificando sua gestão, ao mesmo tempo em que geram valor para a sua região; além de possibilitar mais comodidade aos MEIs, com um produto sob medida que cabe, literalmente, na palma da mão”, resumiu a superintendente.
E com o foco voltado, principalmente, para os MEIs, autônomos e profissionais liberais do País, o Sicredi, oferece a sua própria Máquina Compacta de Cartões, que opera sem bobina, aceita os principais cartões (débito, crédito e refeição), bem como pagamentos por aproximação (NFC) e realiza recarga de celular pré-pago. Aceita as bandeiras Visa, Master, Elo, Hipercard, Amex, Sorocred, Banescard, Ticket, Sodexo, Alelo e Cabal Vale.
Para adquirir a máquina compacta, o associado precisa ir até sua agência do Sicredi e realizar a contratação.
Entrada no mercado de meios de pagamento
Em novembro de 2017, o Sicredi deu o pontapé inicial para a entrada no segmento com o lançamento da própria Máquina de Cartões. A solução visava atender às necessidades das cooperativas filiadas por um equipamento próprio do Sicredi e trouxe ainda mais autonomia e flexibilidade aos negócios dos associados.
Segundo o ranking de credenciadoras publicado pelo Card Monitor, o Sicredi apresentou crescimento de 320,7% em credenciamentos na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019, sendo o maior percentual entre os participantes no ranking. Além disso, desde quando o projeto foi lançado, já foram instaladas mais de 150 mil máquinas de cartões do Sicredi nos 22 estados onde a instituição atua. No final de julho, a solução do Sicredi atingiu um total de 10 bilhões de faturamento, com uma média mensal de 850 milhões de volume transacionado. (Da assessoria de imprensa)