Com a Ferrovia Norte-Sul presente no Arco Norte, o transporte agrícola foi otimizado, beneficiando diretamente o Pátio Multimodal de Porto Nacional, no Tocantins. Esta infraestrutura permite que a Zona de Exportação Norte (ZEN) receba uma parte significativa dos grãos, sendo um importante centro industrial e de transformação de matéria-prima em produtos processados. Assim, a ZEN fortalece a cadeia de produção alimentar, interligando agricultura, pecuária, indústria e comércio.
A ZEN não apenas industrializa e agrega valor aos produtos, mas também consolida e armazena os produtos processados. Estes são enviados pela ferrovia Norte-Sul, ao sul com a operadora Rumo Logística e ao norte com a VLI, conectando os centros consumidores nacionais e internacionais.
Comparado a outras regiões como o Paraná, a ZEN oferece vantagens importantes devido à ferrovia Norte-Sul, que facilita o transporte e logística, atraindo mais investimentos para a região e viabilizando a cadeia produtiva.
Desde a criação do Arco Norte como nova rota de exportação, houve uma expansão notável para o interior do país, e que agora chega no Tocantins. O Arco Norte é essencial no escoamento de produtos agrícolas, triplicando seu volume de exportação em pouco mais de uma década.