O presidente do Sistema Faet (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), Paulo Carneiro, anunciou nessa quarta-feira, 1º, o calendário das exposições agropecuárias de 2023, que prevê a realização de 39 eventos, entre cavalgadas, rodeios e feiras agropecuárias, que, no ano passado, conforme a entidade, movimentaram cerca de R$ 300 milhões em volume de negócios, além de um público de 740 mil pessoas.
VOCAÇÃO PARA PRODUZIR
Para a Faet, os eventos também foram importantes canais para os produtores rurais, do pequeno ao grande, trocarem informações e acessarem novas tecnologias. “O Tocantins tem vocação para produzir e isso precisa ser estimulado por meio de eventos rurais, como as nossas tradicionais exposições agropecuárias”, defendeu Carneiro.
CAPACITAR O HOMEM DO CAMPO
Neste ano, ao lado dos sindicatos rurais, o Sistema Faet afirma que quer contribuir ainda mais com a capacitação do homem do campo. Segundo o presidente da entidade, isso contribui decisivamente para a valorização e desenvolvimento do setor. “Queremos ampliar o número de capacitações durante esses eventos levando mais oficinas e palestras”, afirmou.
FORMATO DE FEIRA DE NEGÓCIOS
Carneiro também enfatizou a necessidade desses eventos do Tocantins ganharem o formato de feiras de negócios. Esse será um dos principais focos a partir deste ano: “Queremos que sejam eventos pensados para o produtor e que permitam criar estratégias que estimulem novas práticas que resultem em aumento de produção, produtividade e rentabilidade no campo”, explicou.
As feiras começam no início de abril e seguem até outubro. A programação 2023 pode ser consultada por este link.