A Associação de Jovens Empresários e Empreendedores (AJEE) encerra no sábado, 27, o “Feirão do Imposto”, que teve início no dia 2 de maio. A programação conta com palestras, debates e ações nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância de se discutir a carga tributária e a transparência na utilização dos recursos públicos. Toda programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais da AJEE ou pelo site.
EDUCAR POPULAÇÃO SOBRE IMPOSTOS
Conforme a entidade, o “Feirão do Imposto” mobiliza a sociedade para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto e é realizado desde 2002, sendo criado na cidade de Joinville (SC). Como resultado positivo, a edição de 2012, por exemplo, teve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota, que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas é parceiro da iniciativa. “Dentro do comércio, todos os dias falamos sobre a alta carga tributária que temos no nosso País. Ações que dão visibilidade e, sobretudo, que instigam ações e resoluções práticas, são fundamentais para a sociedade entender e debater sobre o assunto”, explica o presidente, Silvan Portilho.
DESBUROCRATIZAÇÃO
No decorrer dos últimos 20 anos, cada edição aborda temáticas relacionadas aos tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o Feirão do Imposto é realizado em 20 estados da federação. O Feirão do Imposto, além de promover a comercialização de produtos e serviços sem impostos, visa deixar um legado para a sociedade, como apoio concreto e efetivo a reforma tributária; criação, encaminhamento ou, até mesmo, aprovação de projeto de lei que vise a desburocratização e dentro da abrangência de atuação do movimento; e envio de carta compromisso a parlamentares sobre boas práticas tributárias.
PARCERIA
Na Capital, a CDL realiza os sorteios de alguns itens sem imposto para compra dos cidadãos. Para concorrer, por exemplo, a gasolina sem impostos, o consumidor baixa o app, clica no banner da campanha e faz seu cadastro. Nesta ação, os ganhadores poderão comprar o combustível por R$ 4,09 — excluindo todos os impostos que incidem sobre a gasolina