Apontada pela Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do setor, a elevada carga tributária estará no centro das discussões da edição 2024 do Feirão do Imposto, que terá como tema “Uma Carga Tributária de Tirar o Fôlego”. A iniciativa é da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE).
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
As ações de conscientização sobre a alta carga tributária serão concentradas na semana de 20 a 25 de maio, sendo 25 de maio considerado o dia D do Feirão. Podem participar empreendimentos de qualquer segmento dispostos a vender produtos sem a cobrança de impostos para demonstrar ao consumidor o quanto é cobrado pelo governo para que o cidadão adquira o bem ou serviço que deseja. Além de informar sobre a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, o feirão oferecerá também aos participantes a oportunidade de entender melhor como os impostos são aplicados, de que forma os recursos são destinados e como eles podem influenciar positivamente mudanças significativas na política tributária.
157 DIAS PARA PAGAR IMPOSTO
A Fieto entende que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, representando quase um terço do Produto Interno Bruto (PIB), valor extremamente elevado para um país em desenvolvimento. Enquanto isso, o contribuinte trabalha cerca de 157 dias no ano apenas para pagar tributos, informa a federação.