O empresário da indústria conta com mais uma opção de instituição financeira cooperativa, o Sicredi, conveniada com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) para facilitar o acesso ao crédito. A assinatura do convênio foi feita pelo presidente da Fieto, Roberto Pires, e o gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi, Flávio de Araújo, nesta segunda-feira, 22, na sede da Federação em Palmas.
O convênio prevê facilidades ao empresário industrial como a pré-análise do perfil, o que proporciona celeridade no atendimento, e o direcionamento de financiamentos mais adequados à cada indústria. “Especialmente para as indústrias, a gente trabalha fortemente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sicredi é um agente repassador do BNDES e busca atender todas as linhas de crédito que o banco oferece no Brasil”, explicou Araújo.
O gerente destacou ainda necessidade de se criar mais opções de linhas de financiamento e investimento no mercado financeiro que hoje concentra em quatro instituições financeiras bancárias quase 90% do sistema financeiro nacional.
O presidente Roberto Pires destacou que a indústria do Tocantins é formada em mais de 95% por micro e pequenas empresas que precisam dessa facilitação no atendimento por meio de capacitação e orientação fornecidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da instituição.
“A operação por meio de cooperativas é mais ágil e descomplicada. Nós vamos divulgar esta parceria para viabilizar negócios e como uma forma de atender esta demanda do empresário industrial, recorrente em nossas pesquisas, que é a falta de acesso ao crédito”, disse Pires.
A gerente do NAC/Fieto, Amanda Barbosa, e o gerente da agência de Palmas do Sicredi no Tocantins, Júlio César Ferreira, acompanharam a assinatura. Por meio do NAC, é realizada assessoria para a análise e acompanhamento das propostas e projetos dos empresários da indústria. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do NAC, na Fieto (63) 3229-5769. (Da Ascom Fieto)