Empresários e profissionais dos setores de impressão gráfica e comunicação visual reuniram-se nesta terça-feira, 15, para o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Setor Gráfico e Comunicação Visual, realizado na sede da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), em Palmas. O lançamento contou com a palestra “Excelência em Gestão: os Desafios Para os Novos Tempos”. Durante a apresentação, o palestrante e especialista em gestão empresarial Emerson Montenegro Lima destacou os desafios que as empresas enfrentam diante das rápidas transformações do mercado, ressaltando a necessidade de adaptação e inovação para manter a competitividade no ambiente econômico atual.
INICIATIVA DA CNI E SEBRAE
A ação acontece com o apoio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), iniciativa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que conta com a parceria da Fieto para a realização dos projetos no Tocantins. O principal objetivo é aprimorar a capacitação dos profissionais e otimizar a gestão das empresas do setor por meio de treinamentos e ações subsidiadas em 75%.
COMPARTILHAR CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL
Presidente do Sindicato da Indústria de Impressão Gráfica e Comunicação Visual do Tocantins (SIGCOM) e conselheiro da Fieto, Sérgio Carlos Ferreira Tavares ressaltou que a implantação deste projeto reforça o compromisso da federação com o desenvolvimento e a modernização dos setores industriais. “Compartilhar o conhecimento é fundamental para o crescimento do empresário em si, da gestão de pessoas e financeira, de sua forma de precificação e também a melhoria do trabalho da equipe que entra na área de produção. É necessário formar, uma vez que nós temos uma escassez de mão de obra específica para esse segmento, então isso vem somar e contribuir profundamente para melhorar os processos”, destacou.
PARTICIPAÇÃO DO SETOR
A impressão gráfica e a comunicação visual são importantes segmentos da indústria tocantinense. Somados, estão entre as cinco maiores participações industriais do estado sendo responsáveis por 5,9% da atividade e 4,7% dos empregos gerados, segundo dados do último Perfil da Indústria do Tocantins.
INSCRIÇÕES
O Programa de Desenvolvimento do Setor Gráfico e Comunicação Visual, respaldado pelo Procompi, demonstra a estratégia conjunta de fomentar a competitividade e a modernização dos setores de impressão gráfica e comunicação visual. Os interessados em saber mais sobre os cursos e treinamentos disponíveis e garantir sua inscrição devem entrar em contato por meio do telefone (63) 99934-8975 ou (63) 3229-5728. Nesta quarta-feira, 16, o setor contemplado será o Cerâmico com lançamento às 19 horas na sede da Fieto. No Tocantins, os recursos do Procompi foram alocados em quatro projetos para 2025, abrangendo os setores automotivo, cerâmico, gráfico e de comunicação visual, além do empreendedorismo feminino.