Decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 4, autoriza a transferência de R$ 10 milhões para a Agência de Fomento do Tocantins (Fomento). O recurso é oriundo do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundes) e, agora, deverá ser utilizado para o financiamento de programas e projetos da agricultura familiar e piscicultura.
Estado não poderia deixar de olhar para o pequeno produtor
O governador Mauro Carlesse (PSL) defendeu a importância do reforço à área rural neste contexto de crise epidemiológica. “Nesse momento tão complicado que estamos passando, o Estado não poderia deixar de olhar para o pequeno produtor e piscicultor, tão importantes para a economia do nosso Tocantins. Com os repasses que serão feitos, os produtores poderão desenvolver a produção dos seus produtos e serviços com qualidade e sustentabilidade”, ressalta.
Taxas e prazos definidos
Presidente da Fomento, Denise Rocha reforçou o entendimento. “Nosso foco é apoiar o governo dando chance aos pequenos produtores da área rural para gerarem mais emprego e renda, bem como impulsionando àqueles que foram fortemente afetados pela pandemia e, assim, promover o desenvolvimento econômico do nosso Estado por meio de projetos que agreguem taxas subsidiadas, bem como prazos e carências amplas”, explica. A gestora adianta que as taxas, os prazos e os valores para os projetos já estão sendo definidos.