Com o novo contrato do governo estadual com o Banco de Brasília (BRB), o todos os pagamentos de salários dos servidores públicos estaduais passarão a ser realizados por meio da instituição financeira. Por meio da assessoria,aas Secretarias da Administração (Secad) e da Fazenda (Sefaz) reforçam que o processo é gratuito, simples e necessário.
ABERTURA DE CONTA É NECESSÁRIA
A abertura da conta é necessária para que o servidor continue a receber o salário normalmente, ainda que opte por receber os seus proventos por outra instituição bancária. O processo pode ser feito 100% on-line, sem custos, por meio do aplicativo Banco BRB, disponível nas lojas oficiais da Apple Store e Play Store. No entanto, o servidor também pode solicitar auxílio para abertura de sua conta nas agências do BRB.
DADOS DA CONTA PARA RH DO ÓRGÃO
Após a abertura da conta, o servidor deverá encaminhar a comprovação com os dados da conta para o Setorial de Recursos Humanos (RH) do seu órgão de lotação para fins de conferências futuras, mas a integração dos dados bancários no Sistema de Controle de Pessoal e Pagamento será realizada de forma centralizada e via banco de informações, seguindo o calendário oficial da folha de pagamento.
NOVA CONTA
A conta do BRB já vem com integração entre conta corrente, salário e poupança, tudo em um único número. Munido com as informações de conta e senha próprias do processo de abertura da conta por meio digital, fica resguardada a possibilidade de desativação das modalidades não desejadas, assim como assegurados os direitos garantidos ao servidor enquanto consumidor, inclusive de realizar a portabilidade para outro banco.
CARTÃO FÍSICO ENTREGUE EM ATÉ 10 DIAS ÚTEIS
O cartão físico será enviado ao endereço fornecido no momento da abertura da conta, com previsão de entrega de até 10 dias úteis. No entanto, assim que a conta for aberta, o servidor já poderá utilizar um cartão de débito virtual, gerado diretamente no aplicativo, em até 24 horas. “Estamos promovendo uma mudança planejada e segura aos nossos profissionais. Todo o processo será conduzido com responsabilidade, garantindo que a transição ocorra dentro da legalidade, sem prejuízos ou transtornos aos servidores”, frisa o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho.
DETALHES
Antes de iniciar o processo, certifique-se de que seu CPF esteja regular na Receita Federal do Brasil. Para a identificação, utilize apenas o RG Civil ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) originais e em formato físico — documentos emitidos há mais de 10 anos podem ser recusados, devido à dificuldade na validação dos dados. Ao fotografar o documento, escolha um local com fundo neutro, como uma mesa lisa ou uma folha de papel em branco, e retire-o do plástico para evitar reflexos ou sombras. Fotografe um lado por vez, seguindo as instruções do aplicativo, e garanta que todas as informações estejam nítidas e visíveis. Na etapa da selfie, procure um ambiente bem iluminado e evite o uso de acessórios como bonés ou óculos. Caso enfrente dificuldades, entre em contato com a central de atendimento do BRB ou procure uma das agências localizadas em três endereços da Capital: Av. Juscelino Kubitschek, Avenida Joaquim Teotônio Segurado e na 103 Sul.
PORTABILIDADE
O servidor que optar por continuar recebendo no seu banco atual ou desejar fazer a portabilidade para outro banco, poderá fazer a solicitação no BRB após a abertura da conta.