Cleber Toledo – Coluna do CT

Gol e Latam desrespeitam MP sobre coronavírus e são notificadas pelo Procon por dificultar remarcação de passagens

Agente do Procon entrega notificação em balcão da Gol no Aeroporto de Palmas (Foto: Divulgação/Secom)

A superintendência estadual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) notificou nesta segunda-feira 30, as empresas Gol e Latam e solicitou a remarcação das passagens aéreas dos clientes alcançados pela vigência da Medida Provisória 925 de 2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para a aviação civil brasileira em razão da pandemia da Covid-19, como reembolso e alterações. O Procon foi provocado por denúncia de consumidores.

Procon foi provocado por denúncias de consumidores (Foto: Divulgação/Secom)

Normatização dos cancelamentos devido à pandemia

O superintendente do Procon do Tocantins, Walter Viana, afirma  que o órgão está exigindo que seja cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), Ministério Público Federal (MPF), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e companhias. “O objeto deste termo de ajuste é tão somente a normatização que   envolve o cancelamento de voos nacionais e internacionais por conta da pandemia de Covid-19”,explica.

Sanções

A Gerência de Fiscalização do Procon do Tocantins ainda destaca que a recusa à prestação das informações ou o desrespeito às determinações e convocações do pode caracterizar crime de desobediência, sem prejuízo da aplicação de sanções administrativas previstas na legislação correlata em vigor.

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