Multinacional na produção e comercialização de fosfato e potássio, a Mosaic Fertilizante inaugurou nesta quarta-feira, 16, a nova unidade no Terminal Integrado de Palmeirante (Tipa). O investimento na estrutura foi de mais de R$ 420 milhões. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) prestigiou a solenidade ao lado de executivos da empresa e dos secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; e da da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; além do prefeito Raimundo Brandão (Republicanos).
CHEGA EM BOA HORA
Na ocasião, Wanderlei Barbosa destacou o trabalho do Estado para atrair a multinacional e exaltou os impactos no setor produtivo. “O governo do Tocantins não mede esforços para buscar empresas que venham para somar com o desenvolvimento. A Mosaic é o maior empreendimento do gênero no Tocantins e chega em boa hora. Com ela, vamos baratear os custos, porque nos deixa próximos dos fertilizantes tanto para produção de grãos como para a pecuária. Então. A chegada desta e de outras empresas fortalece a economia e a geração de empregos”, pontuou o governador, conforme repercutido pela assessoria.
PASSO IMPORTANTE PARA TOCANTINS TORNAR-SE UM POLO DO AGRONEGÓCIO
O country manager da Mosaic, Eduardo Monteiro, ressaltou que, com a nova unidade, a empresa dá um passo importante para tornar o Tocantins um polo ainda mais forte e competitivo dentro do agronegócio nacional. “Essa estrutura moderna nos permite estar mais próximos dos produtores, com soluções tecnológicas e um nível de serviço elevado. Além disso, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico local, gerando emprego, renda e oportunidades na região. Palmeirante é, para nós, um marco importante, alinhado à estratégia de longo prazo da companhia”, pontuou.
COMPROMISSO DE DESENVOLVER COMUNIDADES AO REDOR DAS INSTALAÇÕES
A vice-presidente de Operações na América do Sul, Elias Lima, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento da região. “A Mosaic tem como uma das suas prioridades desenvolver as comunidades ao redor das nossas instalações. Além disso, Palmeirante é uma localização muito estratégica, porque daqui a gente pode atingir vários estados. A escalabilidade e toda a parte de automação nos dará uma vantagem competitiva muito grande estando em Palmeirante”, declarou.
PROJEÇÕES
A planta da Mosaic está localizada no Terminal Integrado de Palmeirante (Tipa), com conexão direta à Ferrovia Norte-Sul e ligação logística ao Porto do Itaqui (MA). Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, a unidade contará com armazém de 100 mil toneladas, sistemas automatizados de mistura e ensaque, e integração ferroviária que permitirá reduzir o tráfego rodoviário e os custos logísticos para produtores rurais da região. A unidade deverá produzir 500 mil toneladas de fertilizantes já no primeiro ano, com capacidade para dobrar esse volume até 2028. A estimativa é que, entre 2025 e 2032, o volume total de entregas atinja 9,3 milhões de toneladas.
Confira as instalações da Mosaic:

