O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve em Brasília na terça-feira, 23, para tratar sobre oportunidades de captação de recursos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O tocantinense reuniu-se com o representante da instituição no Brasil, Morgan Doyle. “Em dois anos de gestão, fizemos os ajustes orçamentários necessários e temos condições de investir no turismo, na cultura, nas feiras de negócios, agropecuárias e em todas as oportunidades que surgem para movimentar a economia dos municípios. São esses investimentos que estão ampliando o surgimento de pequenos negócios, fortalecendo os médios e grandes, e aumentando a nossa produtividade econômica”, defendeu Wanderlei.
DIÁLOGO DIRETO AGILIZA PROCESSOS
O secretário estadual da Fazenda, Júlio Edstron, enfatizou que estas agendas são essenciais para proporcionar agilidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe estratégica da gestão. “Esse diálogo de forma direta, tanto com o BID quanto com outras instituições que atuam na captação de recursos internacionais e trabalham de forma alinhada, cria oportunidades para agilizar processos importantes para que os projetos sejam implementados”, pontuou. O Tocantins pleiteia US$ 42 milhões – ou R$ 210 milhões – junto à instituição financeira para a modernização fiscal e financiamento voltado para a área da habitação. O Estado já buscou articulação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).
COMITIVA
Também acompanharam o governador: os secretários do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura; de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior; da Casa Militar, coronel Wander Araújo; e o assessor de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Glênio Benvindo de Oliveira.