O governo do Estado fez na tarde desta segunda-feira, 27, um balanço da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). Conforme o levantamento, o evento movimentou R$ 2,588 bilhões, com aumento de 18% no volume de negócios em relação à edição de 2018. Os resultados foram apresentados pelo governador Mauro Carlesse (PHS) e pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura César Halum, no Palácio Araguaia, para a imprensa, parceiros, autoridades e empresários do agronegócio que participaram da feira como expositores. A Agrotins aconteceu de 7 a 11, no Centro Agrotecnológico em Palmas.
De acordo com os resultados apresentados por Halum, o volume de negócios deste ano foi altamente positivo. Ao detalhar os resultados, o secretário comparou a comercialização das mais de 700 caminhonetes este ano com as 400 vendidas em 2018. O aumento ocorreu também na categoria caminhões, mais de 400 unidades foram comercializadas, já em 2018, foram 110. O volume de negócios favorável pode estar associado ao público de 186 mil visitantes que visitaram a feira nos cinco dias.
O secretário avaliou positivamente a presença do governador Mauro Carlesse na feira. “A presença do governador Mauro Carlesse nos cinco dias de feira mostrou que ele faz um governo comprometido com o setor produtivo, isso criou um novo entusiasmo, ” afirmou.
O governador Mauro Carlesse afirmou que a missão é melhorar a vida do produtor rural em todas as áreas. “Temos que ser mais práticos, mais rápidos, tudo no Estado é muito burocrático. Durante a Feira, entregamos mais de 40 mil títulos aos produtores, mas temos que ser rápidos, para dar condições a essas pessoas, precisamos melhorar e facilitar, só assim o empresário e o agricultor vão crescer”, destacou Carlesse.
Perfil
Sobre o perfil da Agrotins, Halum explicou que o foco principal da feira é a transferência de tecnologia. “Fizemos a capacitação do produtor rural na prática com áreas de plantios, onde eles puderam ver o manejo e colheita de lavoura. Mais de mil eventos foram realizados entre palestras, dia de campo, workshops, cursos, capacitando mais de 15 mil agricultores, desses, mais de quatro mil, são agricultores familiares que serão multiplicadores dessa tecnologia em seus municípios”, disse.
Novidades
Halum relacionou algumas novidades da feira este ano, como a mudança do tráfego que possibilitou acesso às margens do Lago da Usina Hidrelétrica (UHE). Ampliou a estrutura da feira em 30% com abertura de avenida, que proporcionou a ampliação do espaço para os expositores. Houve também ampliação do local destinado à pecuária com a construção de cinco currais.
Para 2020, o secretário revelou que a partir da próxima edição, a Feira deixará de funcionar das 8 às 18 horas, e passará a encerrar apenas às 21 horas.
Ainda para o ano que vem, as obras de pavimentação do Parque Agrotecnológico de Palmas deverão ter início. O deputado estadual Eli Borges destinou R$ 3 milhões para a pavimentação asfáltica do local. (Com informações da Secom Tocantins)